A URI/FW concluiu o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Rodovia da Integração. O trecho analisado liga os municípios de Rodeio Bonito, Liberato Salzano e Trindade do Sul, atendendo a uma demanda do Consórcio Intermunicipal de Municípios do Médio Alto Uruguai (Cimau). O estudo é um passo essencial para a captação de recursos destinados à pavimentação de cerca de 33 quilômetros da rodovia.
A apresentação do estudo ocorreu na tarde desta segunda-feira, 10, na sede do Cimau, em Rodeio Bonito. Participaram do evento, prefeitos da região e representantes da URI/FW. Estiveram presentes, o prefeito de Seberi e presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), Adilson Balestrin; além dos prefeitos de Rodeio Bonito, Paulo Duarte; Liberato Salzano, Gilson Di Carli; e Trindade do Sul, Odair Adilio Pelicioli. A diretora-geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, também participou da apresentação.
Com a conclusão do EVTEA, os municípios aguardam agora a próxima etapa, que envolve a busca por recursos para a execução da pavimentação.
Análise técnica
O EVTEA inclui estudos de tráfego, geologia, geometria e traçado da rodovia, além de análise ambiental e econômica. A equipe técnica responsável pelo projeto conta com os professores William Cadore e Jean Ricardo Favaretto, a técnica-administrativa Thalia Voeltz e o assessor de TI, Ronaldo Medeiros. Especialistas externos também contribuíram, principalmente, na área geológica.
O professor William Cadore destacou a importância da obra para o desenvolvimento regional. Segundo ele, a melhoria na infraestrutura viária pode impulsionar o crescimento econômico e facilitar o deslocamento da população.
Classificação e parâmetros técnicos
A Rodovia da Integração foi classificada como Classe IV B, seguindo os critérios da Rodovia Integração Mercosul, da qual é uma extensão. Isso significa que será uma pista simples, adequada para um volume médio diário inferior a 50 veículos.
Alternativas de traçado
O estudo propôs quatro opções para o traçado da rodovia:
1. Alternativa Natural – Mantém o traçado atual da estrada.
2. Alternativa 2 – Modifica trechos próximos ao Rio da Várzea para evitar impactos da cota de alagamento.
3. Alternativa 3 – Corrige pontos de inclinação elevada para melhorar a segurança.
4. Alternativa 4 – Combina elementos das alternativas 2 e 3, criando um novo traçado mais eficiente.
Os principais parâmetros técnicos definidos para o projeto são
• Velocidade de projeto: 40 km/h
• Raio mínimo de curvatura: 55 metros
• Rampa máxima: 7%
• Superelevação máxima: 6%
• Largura da faixa de tráfego: 3 metros
• Acostamento externo: 0,5 metro
• Faixa de domínio: 40 metros
Investimento de R$ 62,4 milhões para pavimentação da Rodovia da Integração
Estudo detalha custos e etapas da obra
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) prevê um investimento de R$ 62,4 milhões para pavimentar 33 quilômetros da Rodovia da Integração. O trecho liga Rodeio Bonito, Liberato Salzano e Trindade do Sul. O custo médio por quilômetro será de R$ 1,86 milhão.
Distribuição dos custos
O orçamento está dividido em cinco áreas principais:
• Pavimentação: R$ 24 milhões
• Terraplanagem: R$ 14,4 milhões
• Drenagem: R$ 12 milhões
• Sinalização: R$ 7,2 milhões
• Obras complementares: R$ 4,8 milhões
Etapas da obra
A execução será feita em fases. Entre os custos previstos estão:
• Mobilização e desmobilização: R$ 172,5 mil
• Administração local: R$ 2,4 milhões
• Canteiro de obras: R$ 5,5 milhões
• Terraplanagem, drenagem, sinalização e proteção ambiental: R$ 1,34 milhão
• Pavimentação e transporte de material betuminoso: R$ 736,4 mil
O estudo indica que 60% do trajeto exigirá maior volume de material e obras devido às condições do terreno.
Com a conclusão do EVTEA, o próximo passo será garantir os recursos necessários. A pavimentação da rodovia é considerada essencial para a mobilidade e o desenvolvimento da região.