A UFSM/FW participa da Expofred 2025, feira multissetorial do município, entre os dias 30 de abril e 4 de maio de 2025. Atuando em diversas atividades, a universidade integra os conhecimentos dos seus cursos de graduação e contribui ativamente com palestras no espaço Conexão Expofred Agro, realizando a Rádio Feira, a Pesquisa de Satisfação Oficial e divulgando seus cursos de graduação, pós-graduação e Ensino a Distância.
Na Expofred 2025, os estandes institucionais da UFSM/FW (números 29 e 30) localizam-se no Pavilhão 7. Neste espaço, a universidade apresenta à comunidade sua atuação de mais de 18 anos, seus cursos de graduação, as formas de ingresso e permanência, assim como projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos.
No Pavilhão Conexão Expofred Agro (Estande 20), a UFSM/FW participa por meio de startups incubadas na UFSM e empresas juniores da instituição (AGR Jr. Consultoria Agronômica e Ecológica Empresa Jr.) e com a divulgação de projetos desenvolvidos por professores do campus. Além disso, nesse espaço, os professores da universidade participam de rodas de conversas e palestras, acerca de temas como grãos, fertilizantes, mudanças climáticas e presença feminina no agronegócio.
Por meio do Curso de Jornalismo, a UFSM/FW conduz, durante a Expofred 2025, a Rádio Feira (Estande 27 do Pavilhão Casamentos e Festas), sendo responsável por atividades como a locução geral de atividades e avisos, a realização de entrevistas e a gestão da trilha sonora para os dias de feira. Na ocasião, a universidade também realiza a Pesquisa de Satisfação Oficial com os frequentadores e expositores da feira. O Grupo de Pesquisa “Gestão e Organizações”, com o apoio do Departamento de Tecnologia da Informação do campus, é o responsável pela elaboração e condução do levantamento.
Para a vice-diretora da UFSM/FW, Eliane Pereira dos Santos, a presença do campus na Expofred reafirma a conexão da universidade com a comunidade da região e a comunidade acadêmica. “Será uma oportunidade para que nossos estudantes vivenciem experiências práticas, interajam com o público, divulguem a universidade e se aproximem da comunidade. É um momento no qual as pessoas podem enxergar nos nossos alunos a possibilidade real de fazer parte da UFSM”, avalia.