*Conteúdo produzido pelo jornal O Alto Uruguai. Permitida a reprodução, desde que devidamente citada a fonte.*
Nesta segunda-feira, dia 27, completa-se meio século de uma das maiores tragédias do Médio Alto Uruguai. Em 1975, um incêndio na fábrica de Óleos Vegetais Taquarussú/SA, localizada no então distrito de Taquaruçu do Sul, resultou na morte de sete pessoas, entre os 25 operários presentes no turno.
O acidente começou com o vazamento de solvente no extrator de óleo de soja, causando explosões que devastaram o setor industrial da fábrica. Mesmo com a ajuda de moradores e o uso de baldes d’água, o fogo foi controlado somente após quase duas horas. As condições meteorológicas e a precariedade das pistas de pouso impediram aviões-ambulância de decolar para transportar as vítimas mais graves.
O único sobrevivente do acidente ainda vivo, Luiz Santos, o "Teleco", relembra os momentos de horror vividos. Com queimaduras graves, ele ficou um ano internado em Porto Alegre e acabou aposentado por invalidez quatro anos após o ocorrido.
Segundo o laudo da época, o desastre foi causado por vazamento de solvente (hexano) devido ao desgaste de equipamentos com mais de 12 anos de uso, aliado à falta de manutenção adequada.
*Matéria completa disponível no jornal O Alto Uruguai, edição impressa de sábado, 25*