Publicidade
Memória
Incêndio em fábrica de óleos de Taquaruçu do Sul completa 50 anos
Em 27 de janeiro de 1975 ocorria uma das maiores tragédias da região, que vitimou sete pessoas
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: segunda, 27 de janeiro de 2025 às 09:18h
Atualizado em: segunda, 27 de janeiro de 2025 às 09:25h

*Conteúdo produzido pelo jornal O Alto Uruguai. Permitida a reprodução, desde que devidamente citada a fonte.*

Publicidade

Nesta segunda-feira, dia 27, completa-se meio século de uma das maiores tragédias do Médio Alto Uruguai. Em 1975, um incêndio na fábrica de Óleos Vegetais Taquarussú/SA, localizada no então distrito de Taquaruçu do Sul, resultou na morte de sete pessoas, entre os 25 operários presentes no turno.

O acidente começou com o vazamento de solvente no extrator de óleo de soja, causando explosões que devastaram o setor industrial da fábrica. Mesmo com a ajuda de moradores e o uso de baldes d’água, o fogo foi controlado somente após quase duas horas. As condições meteorológicas e a precariedade das pistas de pouso impediram aviões-ambulância de decolar para transportar as vítimas mais graves.

O único sobrevivente do acidente ainda vivo, Luiz Santos, o "Teleco", relembra os momentos de horror vividos. Com queimaduras graves, ele ficou um ano internado em Porto Alegre e acabou aposentado por invalidez quatro anos após o ocorrido.

Segundo o laudo da época, o desastre foi causado por vazamento de solvente (hexano) devido ao desgaste de equipamentos com mais de 12 anos de uso, aliado à falta de manutenção adequada. 

*Matéria completa disponível no jornal O Alto Uruguai, edição impressa de sábado, 25*

Fonte: Jornal O Alto Uruguai