Edição Digital Terça, 11/08/2026 Ler agora
4331- Terça
Único no rs!

Paróquia de Vista Alegre será elevada a santuário diocesano em junho

Instalação do Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus ocorrerá no dia 12 de junho e marcará os 100 anos da devoção no município

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Vista Alegre, será oficialmente elevada à condição de Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus no dia 12 de junho (uma sexta-feira). A instalação ocorrerá durante a programação da novena e festa em honra ao padroeiro, celebrada neste ano junto ao centenário da devoção no município.

O espaço será o único santuário dedicado ao Sagrado Coração de Jesus no Rio Grande do Sul. A oficialização foi aprovada pela Diocese de Frederico Westphalen, com autorização do bispo diocesano, Dom Antonio Carlos Rossi Keller. Segundo o pároco, Cônego Leandro Piffer, durante entrevista no Estúdio de Conteúdo do AU, a proposta começou a ser estruturada há cerca de cinco anos, a partir de estudos e encaminhamentos realizados junto à Diocese.

“Comecei a pensar na criação de um santuário para honrar o Sagrado Coração de Jesus em Vista Alegre. Fui estudando, visitando outras realidades e vendo que havia viabilidade para isso”, afirmou Leandro Piffer.

Processo de criação

De acordo com o cônego, o projeto foi apresentado inicialmente ao bispo diocesano por meio de cartas e documentos com justificativas pastorais e religiosas. Entre os pontos considerados estiveram a tradição da devoção no município, a atuação do Apostolado da Oração e o potencial de fortalecimento espiritual para a Diocese.

“Vista Alegre completa 100 anos da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Aproveitamos essa data para concretizar a criação do santuário”, destacou Piffer.

O sacerdote também explicou que a criação de um santuário depende da aprovação da autoridade diocesana e do Conselho de Presbíteros.

Atualmente, a Diocese de Frederico Westphalen possui outros santuários ligados à devoção dos beatos Manuel e Adílio, à Divina Misericórdia e ao Schoenstatt.

Estrutura e devoção

Além das celebrações religiosas, o novo santuário deverá concentrar atividades ligadas ao Apostolado da Oração, movimento presente nas paróquias da Diocese e vinculado à Rede Mundial de Oração do Papa.

Segundo Piffer, a intenção é transformar Vista Alegre em referência regional da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus.

“O santuário passa a ser diocesano. É um espaço voltado para toda a região, aberto para acolher pessoas que vêm rezar, visitar e participar das atividades”, disse.

O pároco afirmou ainda que existe o planejamento de ampliar a estrutura religiosa e turística do município, incluindo a instalação de sinalização nas rodovias e a construção futura de uma imagem do Sagrado Coração de Jesus na entrada da cidade.

Impacto para o município

Conforme o cônego, a criação do santuário também poderá contribuir para o turismo religioso em Vista Alegre. A proposta é integrar o novo espaço às rotas regionais de visitação e ampliar a divulgação do município.

“O santuário pode ajudar a atrair visitantes e fortalecer outras potencialidades do município, como a produção agrícola e agroindustrial”, afirmou.

A igreja matriz permanecerá aberta para visitação e oração diariamente. A secretaria paroquial também seguirá oferecendo atendimento aos visitantes.

Programação da festa

A programação do centenário e da instalação do santuário inicia ainda em maio. Entre as atividades previstas estão venda de assados, novena, celebrações religiosas, entrega de medalhas e confraternizações.

No dia 12 de junho ocorre a missa de instalação do Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, com participação do bispo diocesano e dos padres da Diocese. Já no dia 14 de junho (um domingo) será realizada a festa social da comunidade, com almoço, sorteio de rifa e reunião dançante.

Neste ano, a paróquia também criou a Confraria Jovem do Sagrado Coração de Jesus, grupo voltado à participação de adolescentes e jovens nas atividades religiosas e comunitárias.

Fonte: Jornal o Alto Uruguai