Defesa Civil mantém atenção para o Médio Alto Uruguai
Região não está na área de maior severidade do Estado, mas deve registrar temporais isolados, chuva forte e risco de alagamentos até terça-feira, 28
Resumo
- 🌧️ Médio Alto Uruguai permanece em estado de atenção para chuva intensa até terça-feira (28).
- ⚠️ Região pode registrar temporais isolados, vento forte e queda pontual de granizo.
- 🌬️ Áreas mais críticas do Estado concentram-se no Centro e nos Vales, sob alerta laranja.
- 🌊 Defesa Civil orienta monitoramento devido ao risco de alagamentos e elevação de arroios e rios.
A Defesa Civil Estadual mantém o Médio Alto Uruguai em estado de atenção diante da previsão de instabilidade que deve persistir até a terça-feira, 28. Embora a região não esteja inserida na faixa de maior risco meteorológico do Rio Grande do Sul, os municípios podem registrar temporais isolados, chuva forte, rajadas de vento e queda pontual de granizo, exigindo monitoramento contínuo por parte das autoridades e da população. O Aviso Hidrometeorológico nº 11/2026 tem vigência entre até a terça-feira, 28.
De acordo com a comandante da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Frederico Westphalen, capitã Bárbara Dilly, o cenário mais crítico está concentrado em outras regiões do Estado, especialmente no Centro e nos Vales, onde foi emitido alerta laranja. Para o Médio Alto Uruguai, a orientação é de atenção. Segundo ela, apesar de a região não ser atingida diretamente pela área de maior severidade, o período de instabilidade será prolongado, com previsão de continuidade das chuvas intensas nos próximos dias.
Alerta para FW
O boletim da Defesa Civil Estadual coloca Frederico Westphalen, Erechim e Passo Fundo na faixa de atenção para temporais isolados com rajadas de vento, chuva forte e possibilidade de granizo. Já as regiões Oeste, Centro, Vales, Serra e Região Metropolitana concentram o maior potencial para tempestades severas entre segunda e terça-feira, com rajadas que podem superar 90 km/h e acumulados superiores a 120 milímetros em curto período, podendo alcançar 200 milímetros em 48 horas nas áreas mais afetadas.
Além das condições meteorológicas, o aviso também destaca o risco hidrológico. A Defesa Civil alerta para possibilidade de cheias em arroios e pequenos rios e alagamentos em áreas urbanas, especialmente em razão da sequência de precipitações prevista para os próximos dias. No Estado, o Rio Uruguai segue entre os cursos d'água monitorados devido aos níveis elevados registrados em alguns trechos, enquanto a recomendação para o Médio Alto Uruguai é que a população acompanhe os boletins oficiais e evite áreas sujeitas a alagamentos durante os períodos de chuva mais intensa.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai