Edição Digital Sábado, 25/07/2026 Ler agora
Sábado 25-07-26
clima

Defesa Civil alerta para risco de cheias e alagamentos; saiba mais

Moradores de áreas de risco devem acompanhar a situação nos próximos dias

(Foto: Defesa Civil/ Divulgação)
(Foto: Defesa Civil/ Divulgação)

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul colocou grande parte da região do Alto Uruguai em alerta hidrológico até terça-feira, 29. O aviso considera a previsão de chuva com volumes moderados a elevados e aponta risco de cheias em arroios e pequenos rios, além de alagamentos em áreas urbanas, conforme a intensidade das precipitações.

Diante do cenário, moradores de áreas ribeirinhas e de locais com histórico de alagamentos devem acompanhar a evolução das condições do tempo e dos níveis dos rios nos próximos dias, já que o volume de chuva pode provocar mudanças rápidas no comportamento dos cursos d’água.

Cenário no Estado

Segundo o prognóstico hidrológico, os níveis dos rios no Estado apresentam, de forma geral, tendência de estabilidade ou declínio. No entanto, a chuva prevista para os próximos dias motivou a emissão de alertas para diferentes regiões.

No mapa divulgado pela Defesa Civil, a região do Alto Uruguai aparece em laranja, indicando condição de alerta. Já as áreas em vermelho correspondem às regiões com inundação, como trechos do Baixo Rio Uruguai, entre São Borja e Uruguaiana, e das bacias dos rios Jacuí e Sinos.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Defesa Civil