Publicidade
Geral
Prêmio Meninas Olímpicas é instituído em FW
Proposição foi feita pela Procuradoria da Mulher, a partir de uma sugestão da comunidade
Por: Cíntia Henker
Publicado em: quinta, 14 de julho de 2022 às 11:45h
Atualizado em: quinta, 14 de julho de 2022 às 11:49h

Após ter ido à leitura na semana passada, o Projeto de Resolução Nº 03 de 2022 foi à votação na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, da terça-feira, 12. 
A proposição foi feita pela Procuradoria da Mulher, a partir de uma sugestão da comunidade. “A premiação é inspirada no Movimento Meninas Olímpicas, idealizado e coordenado pela professora Nara Martini Bigolin, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/FW). A docente nos procurou e pediu se poderíamos fazer esse projeto pela Procuradoria no intuito de fomentar a participação de meninas, a fim de ampliar suas áreas de atuação no mercado de trabalho, por meio das olimpíadas científicas. Atualmente, existe 10% de meninas premiadas nas principais olimpíadas científicas do Brasil, e menos de 5% nas olimpíadas internacionais. Esse é também o percentual de mulheres eleitas, mulheres presidentes de grandes empresas e pesquisadoras em centros de pesquisa de excelência”, comentou a vereadora e Procuradora da Mulher, Aline Ferrari Caeran.
Durante a discussão do projeto, o vereador Antônio Luiz Pinheiro sugeriu que a iniciativa contemplasse também os meninos, contudo já foi protocolado um outro projeto na Casa, de proposição do vereador Raul Pazuch da Silva, para reconhecimento de estudantes de ambos os gêneros. “A Procuradoria foi criada com o intuito de atender as mulheres, por isso já propus um projeto paralelo que tem o mesmo objetivo tanto para meninos, como também para meninas”, acrescentou Pazuch.

Publicidade

Como será a entrega do prêmio?
- O Prêmio Meninas Olímpicas será constituído de diploma a ser concedido a duas meninas em cada nível, se houver confeccionado para esse fim, contendo o brasão do município de Frederico Westphalen e da Câmara Municipal FW, acrescido do nome da estudante e da categoria do prêmio.
- As categorias serão divididas em nível 1 (sexto e sétimo anos do ensino fundamental); nível 2, oitavo e nono anos do ensino fundamental e nível 3 (ensino médio).
- A relação das estudantes homenageadas será elaborada através da indicação dos vereadores da Câmara de FW, podendo cada vereador indicar até duas estudantes, e, posteriormente a relação de estudantes será encaminhada à Mesa Diretora, que procederá a deliberação, escolha e homologação das escolhidas.
- O Prêmio Meninas Olímpicas será entregue anualmente, em solenidade a ser realizada em data próxima ao Dia Internacional da Mulher e presidida pelo presidente do Poder Legislativo.
-A organização do Prêmio Meninas Olímpicas será de responsabilidade da Câmara Municipal de Frederico Westphalen  em parceria com a Procuradoria da Mulher.

Fonte: Câmara de Vereadores de FW
Vitrine do AU