Registrando 45 milímetros (mm) a mais de chuvas do que a média mensal histórica, que é de 140 mm para o mês de março, Frederico Westphalen teve, na noite desta segunda-feira, 18, um acumulado de 185 mm em cerca de quatro horas, de acordo com o pluviômetro instalado no Corpo de Bombeiros do município, que tem o quartel localizado na rua João Muniz Reis. Ainda, nos primeiros 40 minutos de precipitação, choveu 150 mm.
O excesso de chuva em tão pouco tempo resultou em alagamentos em vários pontos do município, já que a estrutura urbana não foi suficiente para drenagem da água. Segundo o prefeito de FW em exercício, João Vendruscolo, os bairros mais atingidos foram o Jardim Primavera, Aparecida, Barril e Núcleo 6, além da rua Caí, esquina com a Carlos Gomes; rua Campos Elísios e proximidades do CTG Rodeio da Querência. Na rua Caí, uma família que, no ano passado, teve a casa invadida pela água, novamente viveu a mesma situação nesta segunda-feira. Também houve transbordamento de um córrego no Distrito de Castelinho, no interior.
Equipes da Defesa Civil municipal e da prefeitura estão trabalhando desde a noite da segunda-feira para dar suporte aos atingidos. Ainda segundo a administração municipal, cerca de 60 pessoas foram desalojadas e passaram a noite da casa de vizinhos, parentes ou amigos. Uma família, que reside na rua Caí está desabrigada e terá acesso ao aluguel social ou serão instalados em uma pensão, por conta do município, pois perderam tudo o que tinham.
Ajuda
Quem quiser colaborar, a Prefeitura de Frederico Westphalen recebe as doações no Pavilhão da Terceira Idade, no parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella. Quem não puder entregar, a Secretaria de Assistência Social vai até o local recolher a doação, basta contatar 9.9113-0519 (Luciane), (55) 3744-6943 ou ainda 9. 9993-6996.
Outras medidas
A prefeitura disponibilizou uma série de contatos telefônicos para a população que precisar de suporte. Em tais contatos, o cidadão pode solicitar amparo para todas as adversidades decorrentes da enxurrada:
Secretaria de Assistência Social e Habitação: (55) 9.9113-0519 - Luciane
Defesa Civil municipal: (55) 9.9623-9424 - Gilberto
Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos: (55) 9.9964-3410 - Paulo
Secretaria da Administração (55) 9.9992-2426 - Marizete
Distribuição de lonas: moradores que precisarem de lonas devem contatar o Corpo de Bombeiros de FW, que está fazendo a distribuição desses materiais. O número é (55) 3744-4925.
Vistorias em locais atingidos: desde o início da noite da segunda-feira, 18, as equipes da Administração Municipal e os órgãos de socorro e segurança estão visitando os locais mais atingidos pelo evento climático. O objetivo é amparar as pessoas atingidas. Também ocorre a verificação das demandas da população, definição das prioridades de atuação e contabilização de danos humanos e materiais. Ao longo desta terça-feira, 19, os resultados dessas vistorias serão apurados e divulgados e novas medidas poderão ser anunciadas.
Decreto de situação de emergência: em conjunto com a Defesa Civil, a administração municipal avalia a possibilidade de emitir decreto de situação de emergência para enfrentamento dos prejuízos humanos e materiais causados pela enxurrada.