Sistema de matrículas on-line na rede pública
**Os textos aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores, e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
sexta, 24 de novembro de 2023

Já se foi o tempo em que era justificável os pais ou responsáveis terem de amanhecer na fila em frente a escola para fazer a matrícula dos filhos. Atualmente, os gestores podem facilitar o trabalho e o atendimento com a implantação de um sistema on-line para fazer esse serviço. A ferramenta permite a gestão de vagas, matrículas e rematrículas.
Um dos maiores desafios do gestor público das secretarias de Educação é gerenciar as vagas e matrículas dos alunos da rede pública de ensino. A cada novo ano letivo são necessárias várias etapas e processos que começam praticamente do zero sem um sistema on-line de controle.
Entre as vantagens da adoção do sistema estão economia, já que não há gastos desnecessários com papéis ou com um número excessivo de servidores envolvidos no atendimento às demandas, sem contar que é possível evitar uma série de problemas, falhas humanas e perda de tempo. É a inovação tecnológica a serviço do cidadão, já que qualifica o atendimento prestado na rede pública de ensino.
Além disso, o sistema é capaz de resolver e automatizar vários problemas práticos enfrentados por prefeituras no processo de aberturas de novas vagas no ensino público, tais como:
•  A garantia do direito à educação infantil (creche e pré-escola) para todas as crianças de 0 a 5 anos, conforme previsto na Constituição Federal e confirmado pelo Supremo Tribunal Federal.
•  A adequação da oferta de vagas à demanda real da população, evitando desperdício de recursos ou falta de atendimento.
•  A transparência e a agilidade nos processos de matrícula e rematrícula, reduzindo filas, burocracia e fraudes.
•  A integração dos dados, facilitando o planejamento e a gestão educacional.
•  A prestação de contas dos recursos aplicados na educação, conforme exigido pelos órgãos fiscalizadores.
Mais informações sobre o sistema on-line de matrículas na rede pública você confere nas redes sociais da Digifred! 
 

Fonte: