Mérito e reconhecimento à Sicredi Conexão
**Os textos aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores, e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
terça, 30 de maio de 2023

Nossa vida é feita de muita correria e de constantes mudanças. As dinâmicas impostas pelos nossos compromissos do dia a dia são cada vez mais intensos e urgentes, e a vida profissional e questões familiares nos consomem tempo, fato que demonstra a voracidade do mundo em momentos de altíssima evolução da nossa sociedade. Além disso, precisamos arrumar tempo para buscar melhorar nossas relações sociais, nossos ambientes, nos envolver com as instituições sociais locais/regionais, que de fato trazem suas contribuições na base, em espaços que o poder público e o setor privado, por vezes, não conseguem chegar. Assim, quero compartilhar todo o nosso reconhecimento, dar o mérito e a gratidão à Sicredi Conexão, que com suas ações voltadas ao turismo regional, foram e estão sendo trabalhadas em 19 municípios da região, muitos destes pertencentes ao Codemau, ouvindo, debatendo, construindo junto com a sociedade estratégias para o desenvolvimento regional. Inclusive, contratando parceiros, como o Sebrae, para ajudar com aplicação das metodologias e coordenação dos trabalhos, envolvendo lideranças políticas, empreendedores da iniciativa privada, instituições de ensino, associações empresariais, de classes, sindicatos, cooperativas entre outros tantos parceiros. 
Um dos frutos dessa ação resultou os Planos Municipais de Turismo, os quais foram elaborados e entregues a custo zero para as administrações municipais dos 19 municípios que participaram do projeto. A Sicredi Conexão capitaneou e bancou todas as despesas financeiras para a construção dos planos, estes que resultaram de muitas horas de trabalho, que iniciou em 2019, sensibilizando e conversando com as pessoas de todos os segmentos da sociedade. No início, com o apoio da UFSM-Palmeiras das Missões, e na sequência com o apoio da Unisinos e do seu Instituto de Pesquisa de Mercado, onde desenvolveram e entregaram para a sociedade mais um documento com um riquíssimo histórico e apresentando os posicionamentos e estratégias turísticas focadas para o desenvolvimento regional, característicos da nossa região e em grande parte presentes no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região do Codemau.   
Mas você, amigo leitor, deve estar se questionando, por que dessa síntese histórica estar sendo apresentada aqui. Ocorre que na vida a gratidão e o reconhecimento devem pautar e ser sempre balizadores de todos os momentos e atividades da nossa vida. Uma instituição como o Sicredi Conexão não tem obrigação nenhuma de aportar esforços, nem recursos financeiros, e vamos dizer valores significativos, para apoiar ações que legitimamente deveriam estar sendo trabalhadas como políticas públicas, por exemplo, mas a cooperativa, por meio do seu Conselho de Administração, direção, colaboradores e associados, entenderam que apoiar o turismo seria importante, e fato que assim o fizeram, mostrando uma decisão acertada, pois hoje a região conseguiu compreender que atividades turísticas cabem na realidade de cada município, com suas potencialidades naturais e especificadas, oportunizando trabalho e renda. 
Podemos hoje tratar essas ações como um grande case de sucesso, pois a ação desenvolvida pela Sicredi ecoou pelo Estado, gerando frutos como a criação uma Associação do Turismo Regional, para auxiliar na gestão do produto turismo de toda nossa região, fato este muito importante, pois demonstra a unidade de pensamento e foco, fortalecendo assim as ações de cooperação, justificando a missão de todos nós em construirmos uma sociedade melhor, amparada nos valores e princípios cooperativos, buscando potencializar oportunidades e requalificando nosso motivo de existir neste mundo. É pena que nem todos pensam, entendem e se comportam assim.
Parabéns, Sicredi Conexão, pelo protagonismo, e por fazer valer o princípio mais importante do sistema cooperativista, “o interesse pela comunidade”. E não menos importante, parabéns à URI, pelos 31 anos de imensuráveis contribuições na nossa região.                        
 

Fonte: