Frederico Westphalen
Os artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não traduzindo a opinião do jornal O Alto Uruguai
terça, 08 de novembro de 2022

Frederico Westphalen

Alinhados em nível estadual, o PSDB e MDB tendem a formar alianças nas eleições municipais em menos de dois anos. Em Frederico Westphalen, seguindo esta lógica, o PSDB indica o nome a Prefeito e o MDB a vice. Expectativa.

 

PT em Frederico

Com a eleição do Presidente Lula, o PT se fortalece e poderá ocorrer fato novo em Frederico Westphalen. O PT poderá ter candidato a Prefeito que possa fazer frente aos demais partidos. Já há tratativas insipientes em relação a isso. Poderá ser candidato uma liderança de outro partido e que integraria os quadros do PT.

 

O Poder e o povo

Com certeza o ‘poder emana do povo’. Nas manifestações desta semana o povo foi para as ruas e em frente a prédios públicos. No caso de bloqueio de rodovias é um ato que deve ser evitado. Agora, as pessoas nas praças e outros locais, manifestando seu desejo, isso sim pode, é a Democracia. A força de mobilização da população impressiona e deverá continuar, neste ano e, tudo indica, ainda mais a partir de 2023.

 

Lula mais uma vez

O Lula é o líder maior do PT – mesmo o envolvimento forte em casos de corrupção - e por isso conseguiu a quantidade de votos que o levou ao terceiro mandato de Presidente da República. Que saiba escolher pessoas certas para os diversos ministérios, decisão que deverá ser tomada com o aval dos demais partidos que o apoiaram.

 

Edgar Pretto

O PT poderia incluir o deputado estadual Edegar Pretto (PT) na equipe do governo Lula. Se ele fosse para o segundo turno no RS, possivelmente teria sido eleito. Pretto é uma liderança política e tem capacidade para ocupar cargo importante no governo do PT.

 

Duvido de Leite

A informação: “Reeleito governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) assegurou que irá concluir integralmente o seu mandato. "Vou ficar até o final. O foco agora é o Rio Grande", disse em entrevista na segunda ao Balanço Geral, da Record TV RS”. Duvido. Na metade de 2026 ele desembarca novamente do governo do RS para concorrer a Presidente.

 

Câmara Federal

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira capitaneia a iniciativa legislativa que pode reabrir o prazo para que partidos se unam em federações - o prazo havia se encerrado em maio. Com esse instrumento seria criada uma federação gigante, formada por PP, PL, PSD, União Brasil e até o Podemos. Calcula-se uma “bancada” superior a 260 parlamentares.

 

Mais Câmara

O efeito imediato é a ocupação das dez principais comissões em cada Casa, incluindo CCJ e Comissão de Orçamento, retirando do PT e seus aliados qualquer cargo de comando no debate legislativo. Soma-se a isso, o poder inédito sobre um orçamento de R$ 38,7 bilhões em 2023, dos quais cerca de R$ 20 bilhões estão alocados nas emendas RP-9, o tal orçamento secreto.

 

Abstenções

Entre abstenções, nulos e brancos, quase 40 milhões de eleitores não aproveitaram a oportunidade do voto. Quer dizer que tem muita descontente com tudo o que ocorre no Brasil há anos e anos.  São 32 milhões de eleitores que nem sequer compareceram às urnas neste domingo.

 

Palmeira das Missões fortalecida

O alinhamento do Poder Executivo de Palmeira das Missões – prefeito Massing e vice- Lorenzoni (ambos do PT) – com o próximo governo Lula, vai facilitar a conquista de ações e obras para a região da Amzop. Disso não temos dúvidas, até pela capacidade de ambos.

 

Evandro Massing

“O alinhamento com a União a partir de 2023 com certeza será importante e nós vamos trabalhar, juntamente com a Amzop, áreas importantes como da saúde-HPR, Ferrovia Norte-Sul, aviação regional, BR-386, educação com o fortalecimento da UFSM (novos cursos), além de pleitos da agricultura, infraestrutura, entre outros”, afirma Massing.

 

Fonte: