A água que nos alimenta... Vamos cuidar?
**Os artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não traduzindo a opinião do jornal O Alto Uruguai
quinta, 03 de novembro de 2022

A água subterrânea está presente nas nossas vidas, por vezes a bebemos direto da torneira (quando é distribuída na rede da Corsan, ou quando a bombeamos dos poços e nos abastecem), mas também consumimos água subterrânea por meio dos alimentos, muitos deles produzidos em indústrias que a utilizam para preparar alimentos ou outros produtos ... sabes aquele refri geladinho? e a garrafinha de água mineral…com ou sem gás? Ou até mesmo aquela cervejinha de final de tarde? Pois bem, quase sempre eles são produzidos com águas que são retiradas do subsolo. Imagina quanta água subterrânea de excelente qualidade consumimos todos os dias…!! Mas e se FALTOU água no poço…será que ela volta? Geralmente SIM, a palavra de ordem é CUIDAR. Esteja atento às vazões indicadas durante a construção do poço e controle o tempo de funcionamento da bomba para não retirar mais água do que o sistema pode te dar…caso contrário, vai FALTAR. Desligue a bomba e deixe o poço em descanso, a tendência é que os NÍVEIS DE ÁGUA SE RECUPEREM com o tempo. Mas lembre-se…não dá para retirar água em excesso, ou ele não dará conta do recado e vai SECAR. Mas QUANTO POSSO BOMBEAR? Quem dirá isso será a empresa que perfurou o poço, ela fará um ensaio para saber e te dizer a vazão ideal.

E se a água que chega na minha casa for água de RIO?…mesmo assim PRECISO CUIDAR? SIM! A água que chega às nossas casas, que tira a nossa sede, com a qual cozinhamos e nos asseamos é um bem precioso, precisamos usá-la com sabedoria. Todos podem CONTRIBUIR! Evite abrir as torneiras e deixar a água correr para lavar paredes, pisos externos, calçadas e até ruas…imagina lavar a rua com água tratada para beber! … pois é isso mesmo que recebemos em casa. A água que nós desperdiçamos pode faltar para outros, por isso, a palavra de solidariedade é CUIDAR! Então... posso contribuir para uma cidade mais sustentável? Pode, por exemplo, recolher a água de chuva que cai no seu telhado e utilizá-la para lavar as áreas externas e regar nos dias mais secos, assim economizará água tratada, na sua conta e ainda deixará o seu quintal mais verde e fresco.

Quer saber se a sua cidade é abastecida com água superficial, subterrânea ou ambos? Localize o seu município no mapa a seguir! Boa semana e um ótimo verão … com água para todos!!

 

 

62,6% dos municípios do RS abastecem as áreas urbanas exclusivamente com água subterrânea

76,3% dos municípios do RS dependem total ou parcialmente das águas subterrâneas para abastecer as zonas urbanas.

Avaliação de todos os mananciais e sistemas de abastecimento urbano de água segundo o Atlas Água 2021 - Captações Subterrâneas (ANA, 2021)

* TEXTO ESCRITO POR: Professora Malva Andrea Mancuso  

Fonte: