A “Fantástica Fábrica De Água Potável”... Evolução histórica!
**Os artigos aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores, e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
quinta, 06 de outubro de 2022

No artigo publicado no dia 14 de junho de 2022, esta coluna apresentou a todos a “Fantástica fábrica de água potável”. Agora vamos passear um pouco pela história, para entendermos como o consumo de água potável se fez necessário e até mesmo obrigatório, para a preservação da saúde e bem-estar da sociedade. 
A preocupação com a qualidade da água para consumo foi tão evidente no passado, que documentos históricos datados de 4.000 anos antes de Cristo indicavam que a fervura ou exposição ao sol da água antes de consumi-la poderia ser importante. Então perceba que, mesmo sem saberem da existência de microrganismos que poderiam ser, eventualmente, prejudiciais à saúde, os gregos, de certa forma, sabiam que um determinado tratamento deveria ser dado à água antes de ingeri-la.  Aqui, certamente, foi o início da evolução da Fantástica Fábrica de Água Potável! Hipócrates, cidadão também grego, considerado o pai da medicina, confirmou anos mais tarde (agora há 500 antes de Cristo) a necessidade não só deste tratamento prévio, mas também o consumo de água de chuva, pois ele acreditava que era mais segura que as águas de rios e lagos.
As tecnologias para tratamento de água começam efetivamente ser desenvolvidas e aplicadas somente no início do século XVIII, ano de 1703 depois de Cristo, quando o cientista francês Philippe de La Hire propôs a utilização de filtros de areia para tratamento de água domiciliar. Aqui a tecnologia da filtração, tão comumente utilizada hoje, se estabelece como meio eficiente de remoção de poluentes da água. No final deste mesmo século, a água, que era fornecida gratuitamente, começa a ser vendida!! Este foi, certamente, um marco para o desenvolvimento de outras tecnologias de tratamento de água, algumas até hoje utilizadas.
Mas veja que interessante! Até o ano de 1857 (século XIX) não se sabia ao certo como os microrganismos surgiam! Então percebia-se que mesmo após filtrada e límpida, algumas águas ainda causavam doenças e mal-estar nas pessoas. Somente no ano de 1857 os cientistas Louis Pasteur (francês) e Robert Koch (alemão) desenvolveram a teoria dos germes. Não conhece? Dá um Google e leia um pouquinho sobre este interessante experimento! Após este importante marco na ciência mundial, a preocupação em relação à qualidade da água e o desenvolvimento de novas tecnologias concentraram-se na presença de microrganismos. Veja que interessante... somente no ano de 1908, 51 anos após o desenvolvimento da teoria dos germes, John L. Leal, médico americano, implementou a primeira desinfecção em um sistema de abastecimento de água potável usando cloro! Este produto químico, adquirido em qualquer mercado da sua região (água sanitária), é utilizado até hoje na Fantástica Fábrica de Água Potável. 

Professor-doutor Marcus Soares e professora-doutora Mariza Camargo
 

Fonte: