As águas do nosso subsolo
**Os textos aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
quarta, 13 de julho de 2022

Sabias que de acordo com a Agencia Nacional de Águas 77% dos municípios do Rio Grande do Sul utilizam águas subterrâneas para o abastecimento urbano? E que muitas vezes elas são a única fonte de abastecimento para consumo nas comunidades rurais?
Em 2010, o censo do IBGE já indicava que todos os municípios do estado utilizavam, de alguma forma, poço ou nascente para o abastecimento dos domicílios, enquanto a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico indicava em 2017, o uso de poços em quase a totalidade (86%) dos municípios do Estado.
Em geral, a qualidade da água subterrânea é boa e está bem protegida na rocha, e é por isso que a sua utilização como fonte de abastecimento tem crescido em zonas rurais e áreas afastadas dos centros urbanos. Mas de onde ela vem? A água na nossa região está dentro da rocha vulcânica (sim…de vulcão mesmo!) … sabes como ela chegou lá? Bem, a água de chuva consegue atravessar e acumular-se, movendo-se muito lentamente entre as aberturas da rocha… que chamamos de fraturas (por isso dizemos que o aquífero é fraturado!!). Se o poço é perfurado onde está a fratura, encontrará água!, mas se ele é perfurado onde a rocha é maciça…não encontrará água. Essas mesmas fraturas que abastecem os poços também alimentam as nascentes e os córregos da região. As rochas são diferentes umas das outras e a possibilidade de encontrar água em quantidade suficiente como para abastecimento também varia de rocha para rocha…

 

O Sistema Aquífero Serra Geral (SASG) (fraturado) tem uma superfície de afloramento que recobre 54% do estado é dele que os nossos poços retiram agua para o abastecimento de domicílios

Mas a procura por poços que possam extrair maior quantidade de água do nosso subsolo, também enfrenta o problema da qualidade. Ou seja…mesmo tendo água nem sempre podemos consumi-la! Sabes porquê? 
Alguns minerais que estão na rocha podem ser dissolvidos com a passagem da água, transferindo seus elementos químicos para ela…então, quando bebemos a água esses elementos também são consumidos…mas sabias que alguns deles podem fazer mal à nossa saúde?! Por exemplo…você sabia que as águas subterrâneas na nossa região são naturalmente ricas em fluoretos? 

 
Concentrações máximas de fluoreto em águas subterrâneas, em municípios do noroeste do Rio Grande do Sul entre 2014 e 2022 (amostras coletadas no âmbito do programa VIGIFLUOR). O Ministério da Saúde indica que a para poder consumir água subterrânea que retiramos do poço ela deve conter menos de 1,5 mg/L de fluoreto

Pois bem…sabemos o consumo de fluoreto em grandes quantidades pode ser prejudicial à saúde, assim como outros elementos químicos e alguns micro-organismos, por isso, mesmo vindo de um poço com águas transparentes, sem odor nem sabor é muito importante recolher e enviar uma amostra dessa água para análise de qualidade, contando com apoio de um especialista que indique se a água pode ou não ser consumida! 
Mas sempre devemos cuidar muito bem do poço! deixando a área ao redor dele limpa e sem acesso de animais, protegida … e nunca colocar qualquer produto dentro ou próximo a ele!! Lembre-se, a água é um bem precioso e cuidar da saúde dela, protegendo-a é cuidar da nossa saúde também!

Fonte: