A fantástica fábrica de água potável
**Os artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não traduzindo a opinião do jornal O Alto Uruguai
terça, 14 de junho de 2022

A água potável é essencial para a sua saúde, higiene e até mesmo para cozinhar alimentos! Você sabia que utilizar água NÃO potável pode ser um risco para a sua saúde e da sua família? Mas como a água se torna potável?
A companhia de saneamento da sua cidade (que no Rio Grande do Sul é a CORSAN) busca água de um rio, lago ou até mesmo de poços (águas subterrâneas). As águas dos rios e lagos são mais “sujas” pois estão menos protegidas que as águas subterrâneas. A “sujeira” é constituída por pequenas partículas que ficam “flutuando” na água. Essas partículas podem ser orgânicas (pequenos microrganismos, plantinhas etc.) ou inorgânicas (grãos de areia, argila, ferro dissolvido etc.). São elas que dão aquela cor marrom avermelhada à água, deixando-a com aparência de água suja!
Mas, e aí? Como essas partículas são removidas da água? Afinal, não é possível ingerir essas partículas pois são elas que podem fazer mal a sua saúde, não é mesmo? 
Primeiro a água “suja” é transportada para A Fantástica Fábrica de Água Potável...isso mesmo...a sua cidade certamente possui uma! Essa fábrica é chamada de Estação de Tratamento de Água. Em Frederico, por exemplo, ela se localiza no bairro Itapagé.
Chegando na Fantástica Fábrica de Água Potável, a água suja recebe produtos químicos especiais, para fazer com que as partículas que estão flutuando na água grudem umas nas outras, formando assim “flocos” de sujeira. Esta parte é chamada de COAGULAÇÃO. 
Entretanto, esses “flocos” ainda são pequenos, fracos e leves, tornando-os difíceis de removê-los da água. Assim, eles vão para uma segunda etapa, para que os “flocos” tenham tempo de ficarem grandes, fortes e pesados. Esta etapa é chamada de FLOCULAÇÃO. 
Agora que os flocos estão maduros, eles estão prontos para sedimentar, devido ao seu tamanho e peso, e esta etapa chamamos de SEDIMENTAÇÃO. 
Ahh! Então agora a sujeira foi toda removida? 
Na verdade, não! Ainda existem partículas pequenas que não conseguiram tornar-se “flocos”. Essas serão removidas na FILTRAÇÃO. 
Mas, e agora? Está tudo pronto? Podemos beber a água? Ela já é potável? 
Ainda não! Para assegurar que especialmente todos os microrganismos que podem fazer mal a sua saúde foram eliminados, a Fantástica Fábrica de Água Potável adiciona cloro à água. Esta etapa é chamada de DESINFECÇÃO.
Agora sim ela estará segura para o seu consumo! Viu como é difícil fabricar água potável, para que você mantenha a sua saúde? 
Que legal, não é? Mas como a água potável chega até nossas casas?...

Professor-doutor Marcus Soares, que tem a colaboração da professora-doutora Mariza Camargo

Fonte: