A inovação e as mudanças na gestão das atividades
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
sexta, 04 de junho de 2021

Com o momento de grande apreensão em que estamos vivendo em todo o mundo, cabe aqui uma pequena reflexão, considerando a urgente e necessária reestruturação das organizações e dos seus métodos e modelos produtivos, buscando compreender e atender as demandas desse novo tempo. Peter Drucker, um dos pais da chamada administração moderna, tem uma frase que é fundamental para entendermos as relações entre o meio empresarial e a tecnologia: “Inovação é atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na empresa para gerar riqueza”. Drucker sintetiza uma reflexão importante e que pode ser direcionada para o gerenciamento dos recursos humanos, situação indispensável para qualquer ambiente empreendedor e mais ainda agora em tempos de pandemia. Nesta breve resenha, vamos descrever um pouco sobre a inovação, atrelada ao material humano, valorizando e atribuindo aos seus colaboradores novas demandas e desafios.

Há poucos anos, falar de gestão das atividades de trabalho em rede ou a distância era uma situação pouco acreditada, os gestores tinham olhos e foco no ato presencial, não favorecendo ou apoiando ações isoladas de departamentos, como marketing, comunicação ou setor de vendas, entre outros. O modelo de gestão sempre estava condicionado a um complexo de departamentos, com pensamento que para funcionar tinha de estar junto, bem próximo. Com a inovação tecnológica disponível com custo acessível, todo esse antigo jeito de fazer as coisas cai por terra. Hoje, organizações desde porte pequeno e médio usam e abusam de estruturas diversas, com grande eficiência, comprovando que os colaboradores munidos de boas estruturas e ferramentas podem exercer atividades das mais diversas, em locais que não sejam a sede da organização.    

A tecnologia, quando aplicada na gestão de pessoas, vem se modernizando rapidamente, tornando-se mais eficientes e sempre buscando aproveitar o melhor de cada profissional junto a uma empresa. Neste sentido, relacionamos algumas tendências de inovações tecnológicas presentes no mercado, assim podemos dizer que a inovação se relaciona com os processos de liderança de equipes e gerenciamento do capital humano, amparados com ferramentas com o foco na qualidade do ambiente de trabalho e no crescimento da organização.

Exemplos como sensores de monitoramento de deslocamento de cargas, soluções logísticas para controle de tráfego, dispositivos para gestão de equipes a distância, sensores de movimento e biometria para segurança são apenas algumas soluções conhecidas que demonstram o quanto dessa nova realidade, na qual a inovação tecnológica está presente. Os gestores devem se atentar no desenvolvimento de rotinas e de mão de obra altamente especializada, sendo que as atividades básicas do dia a dia tendem a ser automatizadas totalmente, justamente pela sua execução ser mais simples.

Outro ponto que nos chama a atenção é que historicamente as pessoas buscam meios para melhor atender suas questões de mobilidade, sendo que um dos principais elementos da sociedade e os impactos desta ideia são relacionados na gestão de pessoas. Há 10 anos, você imaginava que seria possível coordenar equipes a distância, por meio de um aplicativo? Ou utilizar de ferramentas georefenciadas? Essas são pequenas soluções inovadoras para auxiliar o acompanhamento de métricas e indicadores de equipe são acessados por meio de dispositivos, com maior dinâmica aos processos de gestão. Existe também um movimento nas organizações direcionando esforços tanto para criar quanto para entender a experiência de consumidores no meio digital, extraindo dados de clientes por meio de plataformas multicanais, no desenvolvimento de estratégias de marketing ou de melhorias no atendimento e na prestação de serviços.

Finalizando nossa reflexão de hoje, quero compartilhar mais uma fala muito importante de Peter Drucker: ele dizia também que “as empresas inovadoras não gastam esforços para defender o passado”. Então, se sua empresa busca, por meio da inovação tecnológica, oferecer melhores produtos e serviços, assim podemos dizer com certeza que sua organização sempre vai estar mais perto do sucesso do que seus concorrentes.

Fonte: