Non-degree, você sabe o que é isso?
Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
sexta, 20 de agosto de 2021

 A sociedade em rede nos propiciou um novo olhar sobre vários processos que vivemos. Um clique nunca é só um dígito, mas uma maneira ampla de se conectar com quem está aqui, na sala ao lado da sua, ou para acessar alguém que está do outro lado do mundo.
O fato é que a tecnologia digital mudou muito os nossos hábitos: na empresa, na vida, na escola, na família, no restaurante, na cultura, na música. Enfim. A tecnologia tornou-se transversal. Muitos, inclusive, aprenderam a “ganhar dinheiro” usando a tecnologia e fazendo da rede social a rede de consumo.
Essa mesma rede que você usa para acessar pessoas, muitos sujeitos usam para trabalhar. Alguns, fazendo o e-commerce nos brindar com mais soluções imediatas e confortáveis e outras situações que vêm ganhando notoriedade com a produção de conteúdo por pessoas de diferentes segmentos, os chamados influenciadores que contam sua vida na internet, que popularizam dicas, detalhes de suas particularidades e arrastam milhões de seguidores.
Esses influenciadores, em sua maioria, nem sabem de nossa existência, mas sabem o quanto vale o nosso “clique”. São eles, pessoas que do anonimato geram conteúdo, que talvez a gente nem aprove, porém estamos consumindo.
Nossos filhos, irmãos e sobrinhos assistem, curtem, divulgam e eles passam a ser aquele 1% milionário da internet, que se tornam referência na vida de nossos pequenos seres, que nem sempre conseguem assimilar as entranhas deste comércio e desta monetização.
E aí nasce um novo conceito para muitos jovens que entendem que ser non-degree é a solução. Não ter uma formação para “ganhar dinheiro” é a discussão que tem sido pautada em nosso cenário. Basta abrir a câmera, dar dicas do cotidiano e muitos o seguirão. Então, vem a grande questão: isso assegura o futuro? O mundo do amanhã está preparado para o non-degree? Você iria consultar com um “profissional” non-degree? Você se matricularia em uma escola em que os professores sejam non-degree? 
É sério! Acreditar que não estudar, não se profissionalizar vai garantir seu futuro é algo que precisa ser muito bem discutido e pensado por nós, por todos nós que temos que refletir sobre o que esse amanhã nos reserva.
 

Fonte: