Apae de Rodeio Bonito: 25 anos de atenção integral
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
sexta, 16 de julho de 2021

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com necessidades especiais. Atualmente está presente em mais de dois mil municípios, em todo o território nacional.   
Um grupo de pessoas da comunidade, em parceria com a administração municipal, após grande trabalho, conseguiu fundar a Apae de Rodeio Bonito em 2 de abril de 1996.  
Após a criação da instituição, muitas vitórias foram conseguidas, merecendo destaque a conquista dos recursos do Fundeb, sendo possível a ampliação do quadro de funcionários e, desta forma, ocorreram reformas administrativas, técnicas e pedagógicas. Hoje estamos trabalhando no nível de todas as Apaes do 2º Conselho, do qual fazemos parte.
Atualmente além dos rodeienses, a Apae atende pessoas dos municípios de Novo Tiradentes e Cristal do Sul, que contribuem mensalmente com um valor correspondente ao número de alunos, por meio de um convênio firmado com a entidade.
A Apae atende 58 alunos e usuários, nas áreas de assistência social, saúde, atendimento clínico de fisioterapia, hidroterapia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e estimulação precoce e equoterapia. Na área educacional com os ciclos 1, 2 e 3 e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com etapas do 1º ao 5º.
A conquista de ser instituída como escola aconteceu em novembro de 2012. A Apae valoriza as diferenças de cada um e, gradativamente, busca-se a construção da autonomia e liberdade de expressão, por meio do reconhecimento de emoções, potencializando ações e interações sociais que visam promover o ensino-aprendizagem, bem-estar e qualidade de vida.  
Com o resgate do título de filantropia, foi construído o ginásio esportivo, aquisição de aparelhos eletrônicos como computadores, impressora, livros, quadros brancos, aparelho de som e bebedouro, entre outras. 
Merece destaque a área de atuação e conquistas da Apae. A inclusão dos direitos das pessoas com deficiência em todas as políticas públicas, atenção integral em todo o seu ciclo de vida, oferecer informações para que a família saiba lidar com o familiar, articulação com os vários setores e preparação do estudante/trabalhador para o processo de inclusão social. Também criou situações favoráveis ao desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência intelectual. 
Os profissionais que trabalham na Apae exercem mais do que um ofício, uma vocação, pois além do conhecimento didático para lidar com todas as dificuldades que se apresentam, precisam ser os melhores amigos dos alunos. Conquistando a confiança deles e, assim, de forma mais harmônica, conduzir as atividades. Eloy Luiz Guth foi eleito presidente para o mandato 2020-2022, tendo como diretora a professora Marivete Maria Fussiger. 
 

Fonte: