É dia de Gre-Nal. Às 20 horas desta segunda-feira, 28, o Grêmio recebe o Internacional no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, pela sétima rodada do Brasileirão Feminino A1. Mosqueteiras buscam se aproximar da zona de classificação, enquanto as coloradas querem se afastar do rebaixamento.
O primeiro clássico de 2025 tem ingredientes de sobra para um grande duelo. Além do fator já conhecido da rivalidade, as duas equipes precisam da vitória para subir na tabela e se aproximarem de seus objetivos. Atualmente, o Grêmio ocupa a 12ª posição, com 6 pontos, enquanto o Inter está em 14º, com apenas 2 pontos conquistados. O campeonato é disputado por 16 equipes. As oito mais bem colocadas ao fim das 15 rodadas se classificam para as quartas de finais, enquanto as duas piores são rebaixadas.
Como chega o Grêmio
As Mosqueteiras, mandantes do clássico de logo mais, passaram por uma reformulação no início da temporada. A goleira Lorena, a zagueira Pati Maldaner e a meio-campo Rafa Levis saíram do clube. Na competição nacional, o tricolor têm apenas uma vitória e, na última rodada, foram derrotadas em casa pelo São Paulo, por 2 a 1. Caso vença, o tricolor chegará à nona posição, com nove pontos, um a menos que o Flamengo, primeiro dentro da zona de classificação.
No que diz respeito ao clássico, o retrospecto recente anima: a última derrota foi em novembro de 2023. Desde então já são cinco jogos, com três vitórias gremistas e dois empates.
Como chega o Inter
As Gurias Coloradas fazem uma temporada abaixo do esperado até aqui. Sem nenhuma vitória no Brasileirão, o Inter soma apenas 2 pontos e está à beira do Z-2, com 1 ponto a mais que Sport Recife e o 3B Sport, últimos colocados no momento. Vencendo o Gre-Nal, as coloradas subiriam uma posição, chegando a 5 pontos e ultrapassando o Juventude.
Na última rodada, o treinador Jorge Barcellos foi demitido após a derrota por 2 a 1 para a Ferroviária. O novo comandante já foi anunciado: Maurício Salgado retorna ao clube, mas ainda não estará presente na beira do gramado nesta segunda-feira.
Prováveis escalações
Grêmio: Raissa; Dani Barão, Tayla, Monica Ramos e Raissa Bahia; Bia Santos, Daniela Montoya e Camila Pini (Jessica Peña); Maria Dias, Giovaninha e Valéria Paula (Yamila Rodriguez). Técnica: Thaissan Passos
Inter: May; Lorrani, Fefa Lacoste, Gi Santos e Eskerdinha (Katrine); Marzia, Jordana (Mayara Vaz), Rafa Mineira; Julieta Morales (Belén Aquino), Myka e Anny Marabá. Técnico: David da Silva (interino).