PUBLICIDADE
9 - Seen Experience
Phiquec
Phiquec

Olá humanos, Paulo Henrique Cadoná aqui. Pedagogo de 23 anos, que acredita em uma educação com pilares sólidos, em uma cultura e arte capazes de transformar, dar cor e sabor à vida. É sobre isso que falo, essa é minha bandeira... Chega junto!

Conheça a escola frederiquense que produziu filme e minissérie

A Escola Estadual Conselheiro Edgar Marques de Mattos abre as portas para o cinema e a dramaturgia.

Tags: escola, cultura.

Publicado em 02/06/2018, última alteração em: 04/06/2018 10:11 por Paulo Henrique Cadoná.


Olá meus queridos leitores, aproveitando o momento em que Frederico Westphalen vislumbra-se com as artes e a cultura no 8º FESTIVAL ATENA... (aliás, sábado que vem tem post especial sobre o festival, não perca não!) Trago até vocês a arte do cinema e do teatro produzidos em uma Escola Estadual aqui da nossa Frederico.

A Escola Estadual Conselheiro Edgar Marques de Mattos abre as portas, literalmente, para produzir espetáculos teatrais e também audiovisuais. Digo 'literalmente' pois a escola faz parte do programa "Escola Aberta para a Cidadania", abrindo suas portas também aos finais de semana para diversas oficinas, das quais hoje destaco a de Artes Dramáticas, onde sou professor oficineiro. (Sim, sou supeito para falar, heheh).

Desde que tive a oportunidade de unir as oficinas de teatro e de audiovisual que ministro, formamos na escola a "CEMM Creative Production" (a sigla se refere ao nome da escola), uma produtora audiovisual formada pelos próprios alunos e que já produziu muitas obras audiovisuais e teatrais, das quais vale a pena citar o primeiro longa-metragem frederiquense, "Recuperação Paralela - o filme" que estreou em 19 de dezembro de 2015 no Cine Floresta e tem por gêneros, por escolha dos alunos, terror e aventura.

Tornou-se complexa a produção de um longa-metragem que tem por principal objetivo causar tensão e medo, considerando a produção no espaço escolar e isso poderia repercutir de modo negativo se não houvesse um 'quê' maior incutido. Por esse motivo, o filme não teve somente como objetivo o entretenimento, mas transpor valores de ética, saúde e pluralidade cultural com base nos temas transversais do currículo escolar.

Enquanto professor oficineiro e com o olhar de pedagogo, penso que torna-se válido pensar no teatro e audiovisual como fatores importantes para a educação, visto que, educar exige a busca constante de sentidos atentos e posturas sensíveis, a fim de estabelecer uma troca de conhecimento com os educandos e realmente construir com eles o conhecimento.

No posterior ano, em 2016, o longa-metragem transformou-se em minissérie e está disponível no YouTube.

Claro que as produções não pararam por aí e a Escola Estadual Conselheiro Edgar Marques de Mattos continuou incentivando as artes após o sucesso do filme. 

Em 2016 a CEMM Creative Production levou aos palcos o Musical da Broadway "A Família Addams", com duas temporadas de apresentações. Você que está lendo isso, fazia ideia do potencial dos jovens aqui de Frederico? Pois esses meus alunos me surpreenderam soltando a voz e dando um show de atuação nesse musical. 

E não parou por aí, as produções foram muitas, desde documentários, web jornal, até dublagem de animação... onde para trabalhar a educação inclusiva, o curta de animação espanhol "Cuerdas" de Pedro Solís García foi dublado recebendo as vozes dos alunos de teatro da escola.

A novidade que Frederico Westphalen e o Brasil poderão esperar para este ano, é que a CEMM estará produzindo mais uma obra fílmica para o final de 2018, desta vez, tendo por gêneros drama, romance e uma pitada de comédia. O novo filme é intitulado "Origamis" e contará a história de Joaquim e Marina, dois adolescentes que descobrirão o amor, mesmo perturbados pelos problemas do século XXI. O diferencial é a trilha sonora que terá a música tema interpretada pelos próprios atores.

Aperta aquele play caloroso no vídeo abaixo: 

 

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica