PUBLICIDADE
9 - Girassol
Papo em família
Papo em família

Sou Graziella Damo Fontoura, 42 anos, resido em FW. Formada há 18 anos em Serviço Social pela Universidade Regional Integrada-URI. No blog conversaremos sobre a dinâmica familiar e suas rotinas, educação em relação aos filhos, como ser uma mulher e mãe de família entre outros assuntos que envolvem o cotidiano das famílias atuais.

Casa Arrumada, por Carlos Drummond de Andrade

Identifico-me tanto com a expressão “vida”, que faço da minha casa o cantinho da felicidade

Tags: seu lugar, ame sua casa, casa arrumada, papo em família, família.

Publicado em 27/04/2018, última alteração em: 27/04/2018 14:55 por Graziella Damo Fontoura.


Todos os dias quando acordo, lembro do texto “Casa Arrumada”, escrito por Carlos Drummond de Andrade. Identifico-me tanto com a expressão “vida”, que faço da minha casa o cantinho da felicidade. Claro que sempre a mantenho organizada, mas de uma forma que posso usufruí-la e ter a sensação de bem-estar. A minha casa está em constante “movimento”. Um invariável “indo” e “vindo” de pessoas, animais e até mesmo plantas. Mesmo sabendo que quando estamos com a casa cheia de gente, e que teremos um serviço dobrado após uma “festa”, não deixo de mantê-la em movimento... amigos e família são tão, mas tão importantes, que nada teria sentido se não os tivéssemos sempre por perto.

A nossa casa tem algo de suma importância, que não está em sua aparência propriamente dita, tais como a organização dos móveis e objetos, mas sim na sua essência... considero de suma importância a energia que possuímos na nossa casa, que vem do ar, das plantas, animais e até mesmo os cheiros de aromatizantes que vaporizamos... nada mais agradável e que faz bem para a nossa alma, termos uma mesa farta, não apenas de uma boa gastronomia, bons vinhos, mas rodeada de pessoas que nos fazem bem, que nos transmitam paz de espírito.

Vamos deixar de lado as preocupações com a quantidade de louças que teremos que lavar, o chão para limpar e sim reunirmos sempre os nossos amigos e familiares na nossa casa...e reconhecermos nela o nosso lugar e a nossa essência.

Seguem algumas dicas que utilizo para manter a minha casa organizada:

1º- Limpe-a todos os dias, mas não faça isso como algo obrigatório. Sinta prazer em sua organização. Se não der para fazer tudo no mesmo dia (o que de fato é impossível), faça no dia seguinte. Limpeza purifica o ambiente e atrai boas energias;

2°- Organize os objetos pessoais de acordo com a sua rotina, ou seja, tente não deixar acumular roupas, louças, livros fora da sua ordem. Terminou a refeição, mesmo que seja algumas horas depois, lave a louça, pois no dia seguinte você já terá a do café da manhã, almoço e fora os potes e pratos extras, que utilizamos para servir lanches aos filho. Não deixe a bagunça acumular... na medida do possível coloque tudo em seu devido lugar.

3º- Quanto menos móveis e peças decorativas melhor! Para quem já tem tantas atividades, invista menos em coisas que não são utilizáveis e práticas. O que não usamos só deixa pó! Tenha um ambiente limpo de coisas desnecessárias.

4º- Roupas de crianças sempre temos que lavar, ainda mais quando chegam da escola. Mas, as roupas de adultos quanto menos lavar melhor. Invista num look que você possa disfarçar que a roupa já foi usada, escolhendo tecidos mais leves e que não amarrotem. Já fui compulsiva por roupas e tinha tantas que acabava nem usando. Controle o seu impulso na hora comprar e seja criativa na escolha das peças, levando sempre em consideração que um acessório pode tornar a mesma peça em algo diferenciado. Além de não ter roupas em excesso, você poderá investir em outras necessidades.

5º- Na medida do possível (pois essa atribuição é muito difícil de colocar em prática), eduque os seus filhos para que contribuam nas atividades domésticas, seja menino ou menina. É preocupante o quanto eles sabem pedir as coisas para comer e sequer lavam o prato. Se nós mães não insistirmos que contribuam nas tarefas básicas estaremos condenadas a servi-los para sempre. Claro que gostamos de servi-los, mas também precisamos ser servidas.

6º- Uma dica que dou para todas as mamães, é que ouçam e cantem músicas durante as tarefas domésticas. Além de ser agradável, podemos dançar e o tempo passa mais rápido. Entre uma música e outra acabamos pensando em outras coisas e a limpeza acontece de forma mais agradável.

7º- Ame o lugar em que você reside e faça dele algo que te pertença. Valorize tudo o que você conseguiu construir durante a sua trajetória de vida e invista naquilo que te faz bem. Agrade a você mesma. Não precisamos agradar mais ninguém.

Até a próxima!

 

Casa arrumada é assim:

Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa

entrada de luz.

Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um

cenário de novela.

Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os

móveis, afofando as almofadas...

Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:

Aqui tem vida...

Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras

e os enfeites brincam de trocar de lugar.

Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições

fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.

Sofá sem mancha?

Tapete sem fio puxado?

Mesa sem marca de copo?

Tá na cara que é casa sem festa.

E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.

Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.

Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,

passaporte e vela de aniversário, tudo junto...

Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.

A que está sempre pronta pros amigos, filhos...

Netos, pros vizinhos...

E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca

ou namora a qualquer hora do dia.

Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.

Arrume a sua casa todos os dias...

Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...

E reconhecer nela o seu lugar.

 

 

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Novo Site