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Chegando aos 50, e agora?   
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Vamos aprender a amadurecer juntos?

Por seis meses – de setembro a fevereiro – estarei falando sobre o corpo e a mente da mulher a partir dos 50. Voilá!

Por Lana Campanella

Preparando uma velhice feliz

Embora a procura por praticar um exercício físico quase sempre seja motivada pela estética é mister ressaltar que as benesses ocorrem em todo o organismo

Tags: mulheres, saúde, mulher, exercício.

Publicado em 22/11/2019, última alteração em: 22/11/2019 18:03 por Lana Campanella.


 

Após os 50 anos, a força e a resistência muscular diminuem consideravelmente, sendo fundamental a prática de exercícios para a manutenção e a melhora na qualidade de vida. Embora a procura por praticar um exercício físico quase sempre seja motivada pela estética é mister ressaltar que as benesses ocorrem em todo o organismo, como a melhora do controle da pressão arterial, dos níveis de açúcar e gorduras no sangue, na manutenção do peso corporal, da integridade dos ossos, da capacidade pulmonar, da oxigenação dos tecidos e muitas outras coisas que retardam o envelhecimento e atenuam de forma significativa todos esses sinais e sintomas. Se animou? Mas antes de correr para a academia não esqueça que você precisa estar com o checkup em dia e começar com treinos leves, pois não dá para ganhar um corpo de um ano de práticas sistemáticas de exercícios em dois meses. Cuide das articulações, intercale os treinos, respeite o tempo de adaptação e inicie com um treino generalista que envolve músculos maiores, sem exercícios isolados.

 

O que praticar

Caminhada: melhora a circulação, combate a osteoporose e afasta a depressão.

Hidroginástica: melhora da circulação e respiração, auxilia na perda de peso, melhora a flexibilidade e coordenação motora.

Musculação: aumenta a força e a resistência e previne a osteoporose.

Treinamento funcional: trabalha com o equilíbrio e a postura e ajuda a minimizar dores no quadril, ombro e coluna.

Pilates: ajuda na flexibilidade e melhora as articulações, proporciona equilíbrio corporal e fortalece os músculos.

Ginástica localizada: desenvolve a força e a resistência dos músculos.

 

É hora de treinar

Chegou a hora de colocar em prática, mas não basta apenas vestir a roupa de academia e partir para os exercícios. Precisamos lembrar que qualquer atividade física realizada de maneira inadequada pode prejudicar a saúde, por isso, a importância de manter um acompanhamento com um profissional.

Devido à queda dos hormônios estrogênio e progesterona, nesse período as mulheres passam por uma transformação em seu corpo, algo típico da menopausa. De acordo com Daniel Techio, bacharel em Educação Física, a musculação, aliada com atividades aeróbicas, é importante para aliviar os sintomas característicos dessa fase e prevenir problemas de saúde.

– Fortalecer a musculatura auxilia no equilíbrio e previne quedas. Um outro exemplo do efeito positivo que as atividades físicas têm é que elas estimulam a formação de células ósseas, ficando mais resistentes e gerando menos risco de osteoporose. E a prática adequada e regular de exercícios consegue estimular o corpo e a mente – disse ele.

O profissional frisa ainda que passar por esse período e futuramente ter uma velhice mais saudável não é algo impossível, basta ter foco neste objetivo e, além das atividades físicas, manter uma alimentação balanceada, beber água e realizar exames de saúde regularmente. 

 

Academia Bem-Estar trabalha com atendimento semipersonalizado e aparelhos desenvolvidos pelo Instituto Biodelta

Endereço: Avenida Luiz Milani, 1508, sala 4 (próximo ao HDP)

Telefone: (55) 9.9640-5546

 

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