Embarque imediato com Daiane Schröder
Embarque imediato com Daiane Schröder

Daiane Schröder
Natural de São Sepé, reside em Frederico Westphalen desde 2017. Produz conteúdo sobre experiências de viagens e turismo pelo mundo.
Bacharela em Direito, graduanda em Relações Públicas e pós-graduanda em Influência Digital.
Contato: daianeschroder@yahoo.com.br

Destaques 2019/ 2020 para ver em Vienna e Berlin

Áustria e Alemanha: cooperação bem sucedida

Tags: roteiro para viagem , embarque imediato, dicas de viagem, tendências de viagem, turismo, Europa, planejamento de viagem .

Publicado em 09/04/2019, última alteração em: 09/04/2019 14:31 por Daiane Schröder.


Na noite de 27 de março, o restaurante Le Bistrot, em Porto Alegre, foi local de encontro entre os representantes do turismo das cidades de Berlin (Alemanha) e Vienna (Áustria) com seus convidados da imprensa e blogueiros. Na ocasião, organizada pela Berg Eventos e Negócios, foram apresentadas as novidades da temporada 2019/ 2020 naqueles destinos.

Ambos podem ser acessados facilmente por via aérea, em apenas uma hora ou se preferir, há duas conexões férreas diretas, oferecidas pela Deutsche Bahn (durante o dia) e pelas Österreichische Bundesbahnen (em um trem noturno).

Florian Wiesinger, do Turismo de Viena e Christian Tänzler, do Visit Berlin.

Partindo do Brasil, há conexões aéreas por meio de várias companhias, entre elas a Lufthansa, a Swiss, a TAP e a LATAM. Saindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro, o turista brasileiro chega a ambas as cidades facilmente, com apenas uma conexão.

Vamos conhecer algumas das novidades?

© WienTourismus-Christian Stemper

 

VIENNA

O Brasil é para Viena o maior mercado da América do Sul, com mais de 52.000 visitantes e 132.000 pernoites. Em uma estada média de 2,54 noites, estamos entre os viajantes que mais tempo permanecem na capital mundial da música, segundo dados do ano 2018.

“Em Viena, todas as noites, 10.000 amantes de música escutam música clássica ao vivo – o que não existe em mais nenhuma cidade do mundo.

Em nenhum outro lugar atuaram tantos compositores – Mozart, Mahler, Haydn, Beethoven e o rei da valsa Johann ‘Schani’ Strauss”.

Além disso, há festivais de música de todos os tipos, como blues, jazz, típicas, contemporânea, eletrônica, pop; Musicais podem ser assistidos no Raimund Theater e o verão pode ser aproveitado na Rathausplatz, em que todas as noites há filmes musicais gratuitos e inúmeras ofertas gastronômicas. Outra ideia é participar do Festival da ilha do Danúbio, a maior festa ao ar livre da Europa, com ingresso livre e que atrai anualmente 3 milhões de visitantes.

Para saborear Viena, os restaurantes servem, além das especialidades da culinária, o vinho produzido na cidade; Mas não se pode mesmo, é deixar de ir em um café vienense!

O estudo Mercer 2019, realiza anualmente um estudo para a avaliação da qualidade de vida em 231 metrópoles ao redor do mundo e nomeou Viena pela 10ª vez a melhor cidade do mundo para se viver. Mas não só isso, ela é uma das metrópoles mais seguras do mundo e abundantemente verde, desde seus canteiros de flores até parques, como o Prater (nele está o parque de diversões mais antigo do mundo, com uma roda gigante que está lá desde 1897, sobrevivendo a vários conflitos bélicos). https://www.wien.info

© WienTourismus Christian Stemper

EUROPRIDE 2019

Viena foi selecionada para o EuroPride 2019, de 1º a 16 de junho, onde o ponto alto será a parada na Ringstrasse no dia 15. Nesse encontro que celebra o orgulho LGBT+, serão realizadas festas, eventos esportivos, de informação, discussão e cultura – promovendo a igualdade e a tolerância e, ao mesmo tempo, problematizando a homofobia e a marginalização. Na programação: corrida EuroPride, evento especial na praia, passeios guiados pelos museus de Viena, noites de filmes e um dia nas piscinas da Schönbrunnerbad. www.europride2019.at LGBT.vienna.info

© WienTourismus-Paul Bauer

150 ANOS DA ÓPERA WIENER STAATSOPER 

Em 2019, completa 150 anos a inauguração da casa de ópera da rua Ringstrasse: em 25/05/1869, a Wiener Staatsoper teve sua primeira apresentação com “Don Giovanni”, de Mozart. No dia 25/05/2019, a Staatsoper comemora seu jubileu com uma festa e com a estreia da ópera “A mulher sem sombra”, de Richard Strauss. No dia seguinte, em 26/05/2019, acontece a festa de jubileu na praça Herbert-von-Karajan-Platz. O espaço público nos arredores da ópera receberá participações não convencionais de vários cantores e cantoras do elenco das óperas, de convidados, do Balé de Viena, da Orquestra da Staatsoper e de vários outros artistas – com surpresas, inclusive! www.wiener-staatsoper.at/150

 

© WienTourismus-Peter Rigaud

ENCONTRO GOURMET NO PARQUE VIENENSE - GENUSS FESTIVAL 2019

Acontece de 10 a 12/05/2019, no parque Stadtpark, em um fim de semana de degustação culinária na primavera vienense, mais de 190 produtores e pequenas empresas montam suas tendas e estandes. De acordo com a propaganda do festival, eles oferecem o que há de melhor na Áustria em termos de alimentos, delicatessen e especialidades culinárias. O Stadtpark é o parque mais antigo de Viena. Ele foi criado em 1860, depois da derrubada do muro da cidade e da construção da rua Ringstrasse. Nele se encontra aquele que talvez seja o monumento mais fotografado de Viena: a estátua dourada de Johann Strauss, o rei da valsa.

 

GRANDES EXPOSIÇÕES NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019

Os museus de Viena voltam a apresentar mostras altamente recomendáveis – de Albrecht Dürer a Maria Lassnig e Richard Gerstl, passando por Caravaggio e Gianlorenzo Bernini

 

VIENNA 2020: HOME OF BEETHOVEN

A Capital não é apenas o lar de músicos mundialmente famosos, mas também de fabricantes de instrumentos que produzem artesanalmente os materiais para os melhores sons, como pianos e violinos. Além disso, possui um gigantesco banco de dados de sons que fazem parte do software de música da Vienna Symphonic Library, usados para criar músicas para filmes de Hollywood e séries de TV.

Portanto 2020, ano em que celebra 250 anos do nascimento de Beethoven, as instituições prestarão homenagens ao maestro com especialidades dele, em projetos como a Wiener Symphoniker – A Nona de Beethoven no dia de Ano Novo (1º de janeiro), à véspera (31 de dezembro), a reconstrução do Concerto de Beethoven de 1808 (11 de janeiro) e dois shows do melhor de Beethoven (5 e 7 de junho).

© WienTourismus - Christian Stemper

 

BERLIN

Moderna, criativa e cosmopolita. Nenhum outro sentimento impulsiona mais fortemente o povo de Berlim do que seu desejo de independência e suas lutas pela igualdade. Os vestígios dessa batalha contínua estão enterrados nas fundações da cidade, as lembranças estão embutidas em suas paredes e calçadas e cada rua tem uma história para contar.

No ano de 2018, Berlim registrou um novo recorde de pernoites chegando à marca de 32,9 milhões, um crescimento de 5,5%. O número de visitantes também nunca foi tão alto: 13,5 milhões de pessoas visitaram Berlim no ano passado. Com 65.000 visitantes e 222.150 pernoites, o Brasil é, para Berlim, o mercado mais importante da América do Sul.

 

© visitBerlin_Artfully Media, Sven Christian Schramm

HUMBOLDTFORUM

Um novo distrito cultural no coração de Berlin, inaugura em 14 de setembro.

Coleções extraordinárias que revelam camadas sobre camadas de insights sobre o mundo. Objetos que nos ajudam a entender diferentes culturas e a entender nós mesmos, a natureza, o futuro. Aqui se pode desfrutar do sol da manhã no terraço, tomar um café e apreciar as belezas. O prédio leva o nome do geógrafo Alexander von Humboldt, no ano que marca a data do seu 250º aniversário.

 

APLICATIVO "ABOUT BERLIN"

Repleto de histórias em áudio e com recursos adicionais de multimídia. O download é gratuito e pode ser usado off-line.

 

30 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIN

De 4 a 10 de novembro de 2019, durante sete dias, a cidade se transformará em um local único para exposições e festivais ao ar livre, com apresentações da “Rota da revolução”, eventos associados com os anos 1989-90.  Em 9 de novembro, a cidade se transformará no maior palco de concertos do mundo.

©visitBerlin_Philip Koschel

100 ANOS BAUHAUS

A renomada escola de arte, fotografia, teatro, arquitetura e design (foi a primeira de design do mundo) comemora seu centenário em cooperação com exposições nacionais e internacionais, dança e performance. E o ponto alto aconteceu neste sábado, com o novo Museu que abriu suas portas para o público.

Três novos museus serão construídos em Weimar, com objetos nunca mostrados antes e esses novos edifícios, não só vão expor coleções únicas, mas serão centros culturais, oficinas educativas e locais de eventos.

A influência da escola se deu por várias partes do mundo e um dos seus principais representantes na América do Sul, foi o arquiteto Oscar Niemeyer. Na “Bauhauswoche Berlin”, organizada de 31 de agosto a 8 de setembro, o visitante poderá vivenciar a aplicação de ideias da Bauhaus em espaços públicos. Bauhaus100.com visitBerlin.com

 

© visitBerlin_Thomas Kierok

A turnê de imprensa conjunta iniciou em 18 de março e passou por São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre e São José dos Campos. O jantar revelou ainda mais o meu interesse em conhecer esses destinos, que estarão inseridos em minha próxima viagem ao continente europeu. Você também sonha em conhecê-los? 

Contatos:

E-mail - daianeschroder@yahoo.com.br

Instagram - @daianeschroder

Facebook - auembarqueimediato

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Detetizadora Daniel