De bem comigo mesma - por Ediana Grassi
De bem comigo mesma - por Ediana Grassi

Sou Ediana Grassi Lucca De Souza, tenho 37 anos, natural de Frederico Westphalen - RS, resido em Florianópolis-SC. Eu sou Psicóloga, Coach, Thetaheler, PNL e idealizadora do Programa de bem comigo mesma - desenvolvimento para mulheres. 

Por favor me carregue, sou um procrastinador

07 dicas para te ajudar a procrastinar menos

Tags: mulheres, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento profissional, de bem comigo mesma.

Publicado em 20/11/2018, última alteração em: 20/11/2018 19:07 por Ediana Grassi.


Olá meus amores!

Tudo bem com vocês?

Hoje a pedidos, vou falar sobre a procrastinação.

Já pararam para pensar, porque a gente procrastina? Vou falar de uma maneira geral, existem inúmeros casos… mas aqui só tenho como falar no coletivo.

PROCRASTINAR nada mais é do que adiar fazer aquilo que sabemos que é necessário fazer. E inventamos milhares de desculpas para não fazer, deixamos para a última hora, para o último minuto… inventamos mentirinhas que contamos para nós mesmos e nos sabotamos.

Enrolamos até chegar no limite, até o último minuto, quando está pegando fogo.Existe uma questão cultural do brasileiro, existe a preguiça, a falta de tempo, as distrações, falta de confiança, medo da crítica dos outros e da nossa própria crítica, desorganização com o tempo, falta de foco, falta de prazos, falta de comprometimento na execução da tarefa.

PROCRASTINAR é dizer: “Eu não sou responsável pela minha vida, por favor me carregue” (Arly Cravo). E assim deixo a vida me levar.

Outro ponto é a mentira do perfeccionismo, é a desculpa encontrada para justificar a falta de ação. Não fazer o que temos que fazer porque queremos que seja perfeito, e ai vem a autossabotagem: “não admito erros, então, o quanto meu projeto não estiver bom o suficiente, não vou entregar” e nunca vai estar, ou não vou fazer porque não vai ficar perfeito e se é para ficar “meia boca” eu nem faço. A mentira do perfeccionismo encobre o medo de fracassar, é a desculpa perfeita para contar o porque não agimos. então pare para  pensar, você diz: ah eu sou muito perfeccionista???

Pare de esperar pelo momento perfeito, ele não existe - inclua essas frases no dia-a-dia: “Antes feito do que perfeito”, “Vai lá e faz” e melhore com o tempo.

07 DICAS para te ajudar a procrastinar menos:

Ah, lembrei de algo muito importante, antes das dicas… não existem técnicas que para NUNCA mais procrastinar, mas sim para te ajudar a executar e procrastinar menos.

  1. Pare de comparar, o outro tem talentos e você também tem, se a comparação gerar inferioridade, você vai dar a desculpa que não vai  fazer porque não ficará bom igual ao fulano, ou que é incapaz, ou que não consegue… Use a comparação para admirar e aprender com aquele que admira;

  2. Não se castigue, não se culpe, as pessoas que se punem demais pelo atraso de realizar as coisas, procrastinam muito, pois já se permitem errar de novo e devido a isso, não é mais necessário fazer;

  3. Pense no EU do futuro, se concentrar na dor que eu vai sentir por não realizar aquilo que deve ser feito; Sinta a dor de não realizar, o que você pensa? Que sentimentos vem? Agora foque no prazer de realizar.

  4. Comemore tuas vitórias, você conquistou no tempo conquistado, agora faça algo por ti para comemorar, teus sistema vai gerar dopamina por essa comemoração e você vai se orgulhar muito de si mesmo(a);

  5. Pare de adiar, tenha um cronograma e uma agenda para anotar tudo, insira lembretes, alarme. Todo adiamento se transforma num padrão, tudo o que você faz será de última hora, quando o prazo estiver estourando… Ex: Como você faz uma coisa, você faz tudo!

  6. Técnica da formiga: pense que a formiga é insignificante… ex: leitura, estipule ler por uma hora, se não é um hábito, a preguiça bate e a desculpa chega: “você está cansado(a), ou seja vai procrastinar. Já quando a meta é transformada em pequenas doses diárias, bem insignificantes, e a meta muda para: ler duas páginas, fica muito pequena essa meta, e o cérebro entende que é fácil, assim se cria hábito...é rápido, fácil e dá para ler mais páginas, assim se evoluir e realiza;

  7. Técnica dos 5 - vem do conceito de mindfulness, estar presente. Ex: leitura - é o que as pessoas mais adiam fazer (conforme a pesquisa do Equilíbrio e Resultado do Chistian Barbosa).Larga tudo o que estiver fazendo e respira, agora conte 5, olha para o ambiente, respira, conta 4, fica no presente, respira, 3, olha com atenção para o ambiente, pensa no que você tem que fazer, 2,pensa na atividade, 1 levanta, vai lá e faz e depois que tiver realizado, acabado, comemore!

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Um beijo no coração!

Com carinho,

Ediana Grassi.

 

 

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