Embarque imediato com Daiane Schröder
Embarque imediato com Daiane Schröder

Daiane Schröder
Natural de São Sepé, reside em Frederico Westphalen desde 2017. Produz conteúdo sobre experiências de viagens e turismo pelo mundo.
Bacharela em Direito, graduanda em Relações Públicas e pós-graduanda em Influência Digital.
Contato: daianeschroder@yahoo.com.br

Estaria eu em terras italianas? Não! Eu estava em Cachoeira do Sul, região central do Rio Grande do Sul, distante 196 km da capital; cidade com cerca de 87 mil habitantes e que reserva extensos hectares dos frutos que dão origem a um dos alimentos consumidos há mais tempo na civilização: o azeite de oliva. Registros demonstram que os egípcios já usavam o azeite há 6000 anos. Ele sempre foi fonte de alimento, medicamento e até combustível para iluminação. Mas o mais fascinante é analisar o poder atribuído a sua simbologia: paz, prosperidade e vitória. Não é a toa que ele ungiu reis e sacerdotes e coroou atletas olímpicos ao longo da história. A Bíblia e a mitologia veneram e consagram as oliveiras e sua presença esteve nos momentos mais marcantes da humanidade.

Já imaginou um ensaio fotográfico entre as oliveiras? Que paisagem!

Na contemporaneidade, o azeite de oliva é companheiro dos chefs gourmets e uma das principais indicações médicas e nutricionais, quando se trata de benefícios para a saúde. Entre muitos: o retardamento do envelhecimento, a prevenção da arteriosclerose e tumores, assim como é comum a sua usabilidade em cosméticos (encontrei diversos produtos à base de oliva na Grécia e na Itália).

O Brasil é o sétimo maior consumidor mundial e a Olivas do Sul é o primeiro azeite de oliva extravirgem produzido e comercializado no Brasil. Fundada em 2006, possuem pomares em Cachoeira do Sul (abertos à visitação) e em Encruzilhada do Sul.

A minha curiosidade não estava somente em conhecer aqueles campos, mas em experimentar os azeites, que angariam prêmios nacionais e internacionais todos os anos. Nesta lista, estão inclusos a Argentina e a Itália - onde a conquista é recorrente - e em 2018, recebeu pontuação de peritos na área, passando a constar no Flos Olei (Itália), principal guia mundial de azeites extravirgens. De 2011 até 2015 seguiu sendo o primeiro e único azeite brasileiro a constar no guia.

Esses copinhos azuis (eu jurava que eram decorativos porta velas!) são as taças oficias (e italianas) para degustação: azuis, ovaladas e sem hastes. 

Chegado o dia da visitação, bem recebidos pelo Jornalista e Assessor de Imprensa e Comunicação da Olivas, Gabriel Haag e pela Sra. Vani Aued (diretora da empresa juntamente com o seu esposo, o Sr. José Alberto Aued) que nos conduziu e demonstrou-se uma apaixonada pela olivicultura. Entre uma explicação e outra, os olhares fugiam para os corredores de oliveiras...

Em seguida, fomos até a Alameda das Oliveiras Centenárias: árvores com 120 anos, transplantadas de Aceguá, em uma “operação de guerra” como D. Vani denominou, para salvá-las da sua eliminação. Enquanto isso, um dos participantes do nosso tour, Bento, com seus 3 anos de idade, fascinava-se em meio as oliveiras, orgulhoso de seu sobrenome: Oliveira.

Em frente, caminhamos até os viveiros, lugar que abriga variedades de mudas (e que também podem ser adquiridas). Aliás, eles prestam suporte ao investidor desde a implantação do pomar sem nenhum custo e são representantes oficiais de marcas italianas de maquinário para esta produção.

Fotos: viveiros e mudas que compramos (reparem na atenção com a embalagem).

Adiante, descobrimos como ocorre a produção do azeite, desde a colheita (modo manual e sistema italiano) até o engarrafamento, que em certas ocasiões o fazem para terceiros a fim de personalizar, como demonstrado no vídeo: para hotéis. O óleo extraído do fruto a frio preserva as substâncias antioxidantes e isto o difere dos demais óleos extraídos de sementes e que são refinados.

A propósito, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Perúgia, na Itália são parceiras de pesquisa da Olivas (recentemente a empresa promoveu um curso de podas com as organizações conveniadas). 

Alguns espaços da agroindústria e sala de cursos da empresa, à direita.

Foto da esquerda: As oliveiras conferem seu charme no paisagismo do restaurante 20barra9, localizado no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, que recebeu as oliveiras de um antigo pomar da Olivas.
Foto do meio: No passeio, não deixem de conhecer Oliva, a mascote! Foto à direita: Alameda das oliveiras centenárias.

A parte final da experiência é a degustação dos azeites. Vocês poderão perceber no vídeo abaixo, que após sentir os aromas e degustá-los ouve-se o aclamado dos visitantes ao experimentar um produto saboroso e de qualidade.

Conheça um pouco dessa visita e descubra peculiaridades desse emblemático alimento na seleção que editei para vocês:

Para visitar:

A visitação é inteiramente gratuita, apenas é necessário o agendamento, que pode ser feito pelo instagram ou pelo site.

Realizamos nossa visita pela manhã, após almoçamos no Restaurante do Chef Edson (comida gostosa, bem servido buffet de sobremesas e a receptividade do próprio Sr. Edson validaram as indicações que recebemos) e seguimos viagem para um lugar surpreendente, próximo dali...

Não percam! Em breve, no blog!

E para vocês, leitores do Blog Embarque Imediato, haverá um sorteio muito especial! O ganhador poderá se considerar um privilegiado, já que os estoques dos azeites estão findando e logo teremos de aguardar a próxima safra. Sorteio válido para todo território nacional, a realizar-se no dia 27.08.

PRÊMIO: Um azeite de oliva extravirgem da Olivas do Sul (250 ml), da variedade Koroneiki (2º colocado como médio frutado do hemisfério sul no 19º Concorso Internazionale Oli Extravergini di Oliva – L´Orciolo D´Oro, na Itália em 2017).

Como participar:

  1. Curta a página do Blog Embarque Imediato, no Facebook.
  2. Curta a página da Olivas do Sul, no Facebook.
  3. Compartilhe a seguinte imagem, em modo público: Foto - Sorteio
  4. E não esqueça de responder nos comentários: em que alimento gosta de usar azeite de oliva? Marque a pessoa que convidaria para experimentar com você!

Todos esses passos são importantes para participar do sorteio!

BOA SORTE! Com carinho,

Dai.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.