Ensino Superior

O prazo do primeiro semestre é até o domingo,26

Publicado em 21/01/2020, última alteração em: 21/01/2020 11:21.

Por:



11 - Razia

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está com o site disponível para efetuação de inscrições. O programa manterá o portal em funcionamento desta terça-feira, 21 até o domingo, 26. Após esse período, o aluno que não realizou sua inscrição, deverá esperar até o segundo semestre do programa.

Quem pode participar?

12 - Jonnes

Pode fazer a inscrição no Sisu no primeiro semestre de 2020, apenas o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, e que não tenha zerado a redação.

E a inscrição?

A inscrição é gratuita e deve ser realizada no site: sisu.mec.gov.br

Para efetuar o login é necessário informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no site em que o aluno verificou sua nota do Enem.

Após entrar no cadastro, o candidato pode escolher até duas opções de curso. É possível alterar suas opções durante os dias em que a inscrição se mantém aberta.
Alguns cursos possuem critérios e o peso das notas é determinado de forma diferente. Um curso de Letras pode dar mais peso à nota de Linguagens, enquanto um curso de Física pode priorizar a nota de Ciências da Natureza, por exemplo.
Além disso, os cursos podem ter uma média mínima e uma nota mínima para ingresso. Um curso de Medicina pode exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos, e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos.

Média de corte

A nota de corte é uma forma para ajudar o aluno a monitorar sua inscrição. Diariamente, a partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga a nota de corta estabelecida para cada curso.
A média é determinada a partir da menor nota entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. Se um curso tiver 30 selecionados, a nota do 30° aluno será referência, e se tornará a média de corte desse curso.

Confirmação de vaga na chamada regular

No dia 28 de janeiro, o Sisu irá disponibilizar o resultado da chamada regular, o candidato selecionado na 1ª ou 2ª opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Portanto, fique atento aos prazos! A matrícula poderá ser realizada entre os dias 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Se o aluno for selecionado em uma de suas opções, independentemente de efetuar sua matrícula, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.

 

Lista de espera

Para participar da lista de espera, o candidato deve acessar o seu boletim Sisu e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma, entre os dias 29 de janeiro a 4 de fevereiro.

Pode participar dessa etapa quem não foi selecionado em nenhuma de suas opções na chamada regular, podendo escolher apenas uma das opções de vagas definidas na fase de inscrição.

Na lista de espera é importante que o candidato acompanhe junto à instituição da vaga escolhida as convocações para matrícula, pois a partir do dia 7 de fevereiro serão iniciadas as convocações dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel