Novo Tiradentes

Período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito

Publicado em 17/01/2020.

Por:



11 - Razia

A Secretaria da Saúde e Assistência Social de Novo Tiradentes convida a população para mobilizar-se pelo combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito, tornando-se desta forma a época de maior risco de infecção por essas doenças. Quando infectada, a vítima pode sentir uma série de sintomas como febre, dores de cabeça, tonturas e cansaço.

A maneira mais eficaz de se prevenir a doença é impedir o ciclo de reprodução do mosquito transmissor. O inseto coloca seus ovos apenas em acúmulos de água limpa, sendo essa a razão para ele ser tão frequente em épocas de chuva. Muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento larvas do mosquito. Pneus velhos, caixas d’água, garrafas, calhas entupidas, vasos de flor e também recipientes jogados em lixo descoberto.

12 - Jonnes

Desta forma, cabe a população ficar atenta e eliminar os focos do mosquito, mesmo em época de seca, pois esta é a única forma de prevenção.

Saiba como você pode ajudar neste combate

- Feche caixas d’água, tonéis e latões;

- Limpe com escovação os bebedouros dos animais;

- Guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo;

- Guarde pneus velhos sob abrigos;

- Mantenha desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

- Não acumule água nos vasos de plantas. Encha-os de areia;

- Coloque embalagens de vidro, plástico e lata em uma lixeira bem fechada;

- Mantenha a piscina tratada o ano inteiro;

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica