Funcionalismo

Desde junho, os salários do funcionalismo não eram pagos no mês seguinte ao trabalhado

Publicado em 14/01/2020, última alteração em: 14/01/2020 17:23.

Por:



11 - Novo Rural

O governo do Rio Grande do Sul quitou o pagamento dos servidores do Executivo para o mês de dezembro nesta terça-feira, 14. Quem recebe até R$ 2,7 mil (57% do total de servidores) recebeu na sexta-feira, 10. Quem recebe até R$ 5,5 mil (83%) teve seu salário quitado na segunda-feira, 13, e quem recebe acima disso, nesta terça-feira, 14.

Desde a folha de junho, os salários do funcionalismo não eram pagos no mês seguinte ao trabalhado, ocasionando o chamado “encontro de folhas” (dois meses pendentes ao mesmo tempo).

A quitação da folha de dezembro mais cedo do que nos meses anteriores ocorre, principalmente, pela antecipação de arrecadação do IPVA 2020. Até o dia 27 de dezembro 663 mil pessoas haviam pago o IPVA. A Sefaz também aponta que teve receitas extras referente a um processo vencido pelo Estado sobre a cobrança de ICMS em itens da cesta básica.

Os atrasos de salários do funcionalismo público gaúcho ocorrem desde julho de 2015, o primeiro ano do governo Sartori. Ainda que alguns meses tenham sido pagos em dia, dezembro é a 49º folha que não é paga em dia desde o início dos parcelamentos e atrasos de salários.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.