Simone Di Domenico

“Sou apaixonada pela arte de fotografar e agradeço ao meu pai, que me permitiu conhecer algo que me fascina a cada dia”

Publicado em 06/01/2020.

Por:



11 - Novo Rural

Dos primeiros equipamentos fotográficos do século 19 às câmeras digitais do século 21, a imagem feminina esteve presente em cada um dos momentos mais relevantes da fotografia e continua a inovar na área.

Simone Di Domenico cresceu vendo seu pai fotografar e trabalhar muito, foi uma escola dentro de casa. Por um problema de saúde, Seu José precisou se afastar da atividade, então, aos 18 anos, Simone assumiu a fotografia em sua vida. Dos primeiros cliques em Rodeio Bonito, sua cidade natal, até hoje, já são 25 anos de uma relação que só cresce. “Sou apaixonada pela arte de fotografar e agradeço ao meu pai, que me permitiu conhecer algo que me fascina a cada dia”, diz.

           

Aperfeiçoamento

Fazer fotografia não é apenas apertar o disparador, tem de haver sensibilidade, registrando um momento único, singular, além da técnica. “Quando comecei busquei todos os cursos que eram possíveis na época. Aprendi os fundamentos técnicos que foram usados por antigos e grandes fotógrafos, as bases para fotografias incríveis que são usadas até hoje, mesmo com toda a tecnologia que temos. Ao longo do tempo persegui o conhecimento com os melhores fotógrafos nacionais e internacionais, e também tive o privilégio de compartilhar meus conhecimentos palestrando em congressos, em várias cidades do Brasil e no exterior. Atualmente, estou cursando ‘Em busca do retrato ideal’, com Bob Wolfenson, um dos maiores fotógrafos brasileiros com foco em fotografias de estúdio”, conta a fotógrafa, que é apaixonada por este segmento da fotografia.

– Hoje continuo fotografando casamentos, eventos e moda, mas minha paixão é a fotografia de estúdio, onde tenho o máximo controle da luz, o que me permite revelar novas formas e mostrar o melhor de cada pessoa que fotografo – acrescenta.

 

Movimentar-se

Aos 31 anos, Simone deixou Rodeio Bonito e veio expandir o seu talento, centralizando os seus atendimentos em um estúdio em Frederico Westphalen, mas, com o passar do tempo e sendo reconhecida cada vez mais, ela resolveu inovar mais uma vez e partir em busca de novos desafios na capital do Estado. “Sempre me desafiei e algo dentro de mim me dizia que eu precisava me movimentar! A vontade de morar e entrar no mercado da nossa capital começou a vibrar mais forte dentro de mim. Meu filho mais velho já estava em fase de iniciar a faculdade e a mudança contribuiria para os estudos dos dois – hoje o Pietro tem 22 anos e o Otávio Augusto 17 anos. Era um sonho que com muito trabalho e apoio de pessoas queridas eu realizei, vendi tudo o que tinha, comprei uma casa onde poderia morar e trabalhar, e as coisas foram acontecendo, já estou na capital há mais de cinco anos”, frisa a fotógrafa, que em 2019 abriu  novo estúdio em FW.

– Quando vendi meu antigo estúdio em FW havia uma cláusula contratual, que precisei respeitar. Quando esse tempo passou decidi, junto com meu marido, que era o momento de ter um novo espaço para atender os muitos e fiéis clientes da região. Mas se toda essa jornada foi possivel é porque sempre tive muito apoio e confiança. Quando as pessoas que amamos nos apoiam em qualquer escolha, isso nos dá mais força e a certeza de que estamos seguindo o caminho certo. Sou grata por todo apoio que sempre tive da minha família, meus filhos, marido e amigos – diz Simone.

 

O ano de 2020

Para este novo ano, Simone diz que será de muito trabalho e aperfeiçoamento, dando continuidade a esta história na fotografia, que há mais de duas décadas ela registra através de suas lentes. “Completei 25 anos de profissão e a fotografia é parte de mim, hoje tenho meus sonhos realizados, pessoais e profissionais. Vou continuar me aperfeiçoando, pois estamos aqui para isso, evoluir em todos os aspectos da vida, mas a única certeza que tenho é que vou seguir nessa carreira linda, que faz meu coração vibrar e sempre me proporciona bons momentos. Sempre que um ano se inicia todos ansiamos por um tempo melhor, mas se olharmos para trás veremos que, apesar de todas as dificuldades que possam ter surgido no caminho, o saldo é a cada ano positivo. Evoluímos, trabalhamos, crescemos continuamente, e 2020 não será diferente”, finaliza.

 

Texto: Suseli Cristo

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.