Comitês de Bacia

Integrantes de comitês de todo o Estado estiveram em Iraí nesta semana

Publicado em 06/12/2019, última alteração em: 06/12/2019 12:01.

Por:



11 - Razia

Representantes de 14 dos 25 Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas de várias regiões do Rio Grande do Sul estiveram durante três dias em Iraí, participando do Fórum Estadual dos colegiados, que têm a função de gerenciar o uso e destino dos recursos hídricos.

O evento, organizado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio da Várzea, responsável por 72municípios da região e presidido pela representante do setor das indústrias, Simônia Gonçalves de Oliveira, contou com uma extensa programação, incluindo reuniões de Câmaras setoriais, capacitações proporcionadas por assessor do Departamento Estadual de Recursos Hídricos do Estado (DRH) e visitas técnicas em vários cidades, além do compartilhamento de experiências de gestão e resolução de conflitos.

Um dos momentos importantes do evento foi a reunião realizada na tarde de quinta-feira, 5, oportunidade em que as diretorias dos comitês de todo o RS avaliaram as metas estabelecidas e elaboraram um documento conjunto para pressionar o Estado na liberação do recurso que é destinado exclusivamente aos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas pela Agência Nacional das Águas (ANA) e que está bloqueado no caixa único do governo desde 2017, sem cumprir com a função determinada por lei. De acordo com o secretário-executivo do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio da Várzea, o biólogo Ivan Viana, os colegiados precisam atender a lei e implementar o plano de gestão dos recursos hídricos, dependendo de recursos para cumprir o proposto. “Este recurso que o governo está retendo não pode ser utilizado para outra finalidade que não seja atender as demandas dos Comitês de Bacia”, ressalta Viana.

O evento encerrou na manhã de sexta-feira, 6, com visitas técnicas a uma estação de tratamento de água instalada para demonstração na UFSM-campus de Frederico Westphalen, e à usina da Creluz, em Taquaruçu do Sul.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel