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Urgência e emergência

Além de ter outra ferramenta, objetivo é inibir os trotes

Publicado em 02/12/2019.

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11 - Razia

Acionar o atendimento do Serviço Móvel de Urgência (Samu) no Rio Grande do Sul agora pode ser feito por aplicativo. Disponível nas lojas de aplicativos para smartfones, o Chamar 192 – Samu permite que os cidadãos façam um cadastro prévio com nome completo, data de nascimento, sexo e locais favoritos, como casa e trabalho. O aplicativo usa as informações cadastradas para agilizar o processo de regulação do Serviço Móvel de Urgência (Samu), no caso de alguma emergência. O médico que atender ao telefonema saberá previamente informações básicas e localização via GPS, diminuindo o tempo de resposta para a chegada da ambulância.

De acordo com a secretária Arita Bergmann, as vantagens de usar o novo meio para contatar o Samu é a agilidade na conversa com os médicos reguladores, já que ele terá acesso aos dados pré-cadastrados no aplicativo, e o uso do GPS para definir a localização da emergência. “Às vezes a pessoa não sabe o nome da rua, ou exatamente a localidade onde está. O GPS vai facilitar ao apontar com precisão onde a ambulância deve ir”, disse Arita.

Outra vantagem, diz a secretária, é inibir os trotes: “Sabendo de antemão quem é a pessoa que está ligando, diminui a chance de haver trotes”. Em 2018, mais de 90 mil telefonemas recebidos pelo 192 foram falsos chamados, correspondendo a 8,3% das ligações. Este ano, até o início de novembro, já foram aproximadamente 74 mil ligações falsas.

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