PUBLICIDADE
9 - Cotrifred

Clima

O mês de novembro é menos chuvoso e com precipitações mais espaçadas

Publicado em 19/11/2019.

Por:



11 - Razia

A última semana em análise foi de chuvas bastante irregulares no Rio Grande do Sul. Um novo sistema de baixa pressão deu origem a instabilidades que alimentadas pela umidade da Amazônia trouxeram chuvas em forma de pancadas para o Estado. Os volumes mais expressivos ocorreram em áreas da metade norte gaúcha, onde variaram entre 30 mm e 60 mm em média. Nas demais regiões, os volumes foram menores.

Até a quinta-feira, 21, não há previsão de chuva. Esta condição é bem normal, pois o mês de novembro é menos chuvoso e com precipitações mais espaçadas, inclusive, tradicionalmente a segunda quinzena do mês tende a ser menos chuvosa do que a primeira.

Os desvios de chuva em relação a normal devem ficar abaixo do padrão climatológico, visto que, não há previsão de chuva para esta próxima semana aqui no Estado. A partir de agora a atuação das áreas de instabilidades e frentes frias voltam a atuar mais no Brasil central diminuindo o padrão chuvoso aqui no Estado. Daqui para frente, conforme o verão se aproxima as precipitações tendem a ser mais espaçadas e menos volumosas.

Na região norte, o rio Uruguai manteve-se estável durante toda a semana e suas bacias de contribuição do Alto Uruguai mantiveram-se em declínio e no momento estão dentro da normalidade em todos os pontos monitorados.

 

Fonte: Agência Nacional das Águas (Ana)

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica