PUBLICIDADE
9 - Cotrifred

Plantão

Embarcação de pequeno porte fazia a travessia entre Itapiranga e Barra do Guarita, com 13 alunos

Publicado em 07/11/2019, última alteração em: 07/11/2019 14:28.

Por:



11 - Razia

Uma embarcação de pequeno porte, que realizava a travessia do rio Uruguai, entre os municípios de Itapiranga (SC) e Barra do Guarita, na noite desta quarta-feira, 6, naufragou por volta das 23 horas, quando transportava 13 alunos que voltavam de uma universidade do lado catarinense. Um dos ocupantes, de 19 anos, de iniciais A.F., residente em Vista Gaúcha, estudante da UCEFF, está desaparecido. A embarcação transportava estudantes gaúchos, a maior parte do curso de Agronomia, quando a forte correnteza encheu o barco de água e afundou.

O corpo de bombeiros de Itapiranga informou que, de acordo com relato de passageiros, ninguém estaria usando o colete salva-vidas no momento do acidente e que o jovem desaparecido não sabia nadar. Relataram, ainda, que houve uma menina com ferimento na cabeça, porém ela não se encontrava mais no local. Segundo os estudantes, foram momentos de pânico e eles contaram com a ajuda dos colegas, barqueiros e populares para saírem a nado do rio.

Imediatamente, uma equipe de buscas adentrou no rio Uruguai com uso do barco Dourado na tentativa de localizar o estudante de 19 anos. As buscas prosseguiram por toda a noite, com o auxílio de outra equipe do Corpo de Bombeiros de Itapiranga utilizando a lancha Carpa e com empenho de 10 bombeiros. Estão auxiliando também nas buscas embarcações de barqueiros e uma equipe de bombeiros de Três Passos. Por volta das 5 horas, novas equipes adentraram com as embarcações e também o jet-ski. Está atuando em conjunto na operação a aeronave helicóptero do Saer/Fron, de Chapecó (SC).

Segundo informações do capitão Diogo Battaglin, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, comandante da operação de busca do jovem desaparecido, o rio Uruguai está aproximadamente três metros acima do nível normal, com água bastante escura e forte correnteza. “Temos um trecho de aproximadamente 16 quilômetros (km) para realizar buscas, ou seja, até onde inicia o Salto do Yucumã, o que por questões de segurança impedem o avanço das buscas, porém, os 16km estão sendo vistoriados pelas laterais e meio do rio também.” O capitão ainda conta que um colete salva vidas, uma boia rígida e dois galões de combustível vazios foram encontrados por volta das duas horas desta quinta-feira, 7, a aproximadamente 10km distante do local do acidente.

– A Marinha está em deslocamento para Itapiranga, a princípio trazendo duas embarcações para auxiliar na busca, que devem chegar por volta das 15 horas. O helicóptero do SAER/FRON realizou dois sobrevoos no início da manhã por quase toda a extensão do rio e não pôde avançar mais devido a neblina. Tivemos informação que uma embarcação pequena do CBMRS também está auxiliando nas buscas, porém, ainda não foi possível contato com os mesmos –, finaliza.

Até o momento o jovem não foi encontrado.

Confira vídeo das buscas. 

Créditos: Corpo de Bombeiros de Itapiranga/Divulgação 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel