PUBLICIDADE
9 - Cotrifred

Lucas Siduoski

Sabendo do desejo do filho em cursar Música, Alfredo e Ivanilde Siduoski deram todo o apoio ao Lucas, o que até hoje é fundamental para ele seguir o seu sonho

Publicado em 06/11/2019.

Por:



11 - Razia

Tocar o coração das pessoas através da música. Assim tem sido a trajetória do frederiquense Lucas Siduoski, que desde muito pequeno começou a cantar na Igreja Católica, inicialmente acompanhando o seu pai, que participava do coral em seu bairro.

– Aos seis anos comecei as aulas de violão e desde então não parei os estudos musicais. Aos nove anos tive o primeiro contato com a regência coral através do coral infantil “Seguidores de Cristo”, sob a orientação da professora Loreny Maria Duarte (Chica). Com ela, desenvolvi muitos outros projetos ao me tornar professor na sua escola de violão, como o espetáculo “Vozes, Violões e Canções”, que por muitos anos reuniu mais de 800 espectadores no salão de atos da URI/FW. Lembro muito dessas apresentações e sei que foram fundamentais para minha formação – conta o jovem, que hoje com 24 anos está trilhando uma carreira brilhante através da música.

 

De estudante a regente

Quando decidiu que queria cursar Música, Lucas passou a viajar quinzenalmente a Passo Fundo, para ter aulas de preparo para ingressar na universidade, com o professor Asdrúbral Rezende. Já em Santa Maria, no ano de 2016, iniciou o curso de Música e Tecnologia, na UFSM, porém, no ano seguinte, fez reingresso para o curso de Música-Bacharelado em Piano sob a orientação da professora-doutora Vera Vianna, no qual a formatura deve acontecer em 2021.

Mas, nesses quatro anos morando em Santa Maria, as atividades do frederiquense não são exclusivas à faculdade. “Além da universidade, estudo regência com o professor-doutor Cláudio António Esteves, participando também como cantor do Coro de Câmara da UFSM, que realiza ações de extensão de cunho artístico-musical. Minha atividade profissional inclui a regência do coral do Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, com o qual realizo repertório sacro dedicado aos tempos litúrgicos. Integro o sexteto vocal a cappella VocaPampa – que está cheio de novidades e projetos para este ano, incluindo apresentações de Natal. Também participei como regente convidado do 3º Concerto Oficial da temporada de 2019 da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, regendo a orquestra, o coral e o coro de Câmara da UFSM”, descreve Lucas.

 

Apoio familiar

Sabendo do desejo do filho em cursar Música, Alfredo e Ivanilde Siduoski deram todo o apoio ao Lucas, o que até hoje é fundamental para ele seguir o seu sonho. “Meus pais sempre deram e continuam dando todo o apoio necessário desde que iniciei minha caminhada musical. Sempre me ajudaram no que foi preciso e batalharam para que eu pudesse estudar e fazer da música minha profissão. Meus pais ensinaram a mim e aos meus irmãos, Rafael e Josemara, que a fé, a honestidade e a responsabilidade são as coisas mais importantes, seja qual for a profissão. Só tenho que agradecê-los por tudo”, frisa. 

 

Realização pessoal e projetos

Realizado com a profissão que escolheu, após o término do curso Lucas pretende continuar trilhando os caminhos que iniciou lá na infância. “Creio que seja essa a missão que Deus preparou para mim e vou buscar cumpri-la em todos os âmbitos da minha vida. Toda a minha formação musical sempre foi voltada para a Música Sacra na Igreja Católica, cresci junto ao Movimento Apostólico de Schoenstatt e vou continuar trilhando estes caminhos que iniciei desde pequeno. Possuo projetos paralelos, os quais sou muito feliz em realizá-los, mas sempre deixei claro que a minha identidade é como músico católico, especificamente com a regência coral. Meu maior sonho é transformar a realidade de hoje e voltarmos a ter uma música de alta qualidade nas celebrações litúrgicas, e aqui em Santa Maria, no Santuário Basílica da Medianeira, onde a romaria anual recebe cerca de 450 mil peregrinos, foi me dada a oportunidade de começar a construir esse sonho”, finaliza Lucas.

 

Texto: Suseli Cristo

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica