PUBLICIDADE
9 - Cotrifred

Culinária

O Supermercado Bertoletti tem as melhores opções de corte de carne para você preparar seu prato favorito

Publicado em 17/09/2019.

Por:



11 - Campanha CDL

O churrasco é mais que uma refeição, é um estilo de vida, um evento social, uma confraternização com os amigos. Que os gaúchos amam churrasco todos nós sabemos, mas será que preparamos corretamente e temos ideia de quais são os melhores tipos de carnes para prepará-lo?

Se você também é um aficionado por carnes e deseja aprimorar os seus próximos churrascos, ainda mais no mês dedicado aos costumes do Rio Grande do Sul, acompanhe as dicas do açougueiro Roginei Borges, que trabalha no Supermercado Bertoletti, em Frederico Westphalen, e nos elencou os dez melhores cortes.

O açougue do Supermercado Bertoletti possui todos os cortes tradicionais e mais pedidos para o churrasco. As carnes vêm dos frigoríficos Pinhal, de Santo Augusto; LK, de Coronel Bicaco; e Lunar, de Derrubadas, e alguns cortes de red angus da Cotripal.  O Bertoletti está localizado na avenida João Muniz Reis, 1218. Mais informações pelo telefone (55) 3744-1545.

 

Principais cortes de carne

Picanha: a queridinha entre os amantes de um bom churrasco, pode ser assada inteira ou em fatias, no espeto ou na grelha. Seu sabor acentuado e delicioso se dá devido à generosa capa de gordura, que nunca deve ser retirada antes do preparo. Para temperar, basta sal grosso ou refinado.

Costela: saborosa, a costela é ótima para churrascos. A carne tem uma grande camada de gordura, que a deixa ainda mais gostosa, além de muitas fibras, que exigem cuidado e tempo na hora do preparo.

Alcatra: é uma carne com menos gordura, mas nem por isso menos saborosa. Este corte é ideal para ser assado por inteiro, no espeto ou na grela. Se preferir assar em fatias, evite as mais finas, pois por ter menos gordura, resseca com mais facilidade.

Filé com osso: também conhecido por contrafilé, é encontrado na parte traseira do boi, separado do filé mignon pelas vértebras lombares. A carne é muito apreciada por sua suculência e maciez, atribuídas à camada de gordura que envolve a peça, sendo este um corte clássico e saboroso.

Ponta de peito: a ponta de peito bovino – também conhecida como granito – é considerada uma das carnes mais saborosas para o churrasco.Esse corte está localizado bem no peito do animal, é uma carne bastante firme, mas se preparada da forma correta apresenta um sabor e maciez únicas.

T-bone: esta peça é retirada do boi por meio de um corte transversal ao osso. Aliás, este corte que faz com que o osso fique em formato de T, que dá o nome à carne. O T-bone ganhou maior destaque recentemente por ser considerado gourmet. Isso porque, o osso tem de um lado o contrafilé e do outro o filé mignon, ou seja, em um mesmo corte você tem duas texturas e dois sabores diferentes.

Prime Rib: esse grande corte tem um ótimo nível de gordura, presença do osso e incrível sabor. Como o nome já diz, se refere à parte mais premium e macia da costela, tendo um sabor especial – talvez pela maior presença de colágeno entre carne e osso.

Entrecot: também conhecido como filé de costela ou de bife ancho. É a chuleta sem osso, ou também bisteca. É uma carne muito saborosa, suculenta e macia. Tem fibras mais curtas e rijas, sendo ideal para a grelha, inteiro ou em bifões.

Vazio da costela: é a ponta sem osso da costela. Um dos cortes mais tradicionais dos assados e parrillas e afins, o vazio pode ser preparado de várias maneiras pelo assador. Em função do sabor e do aproveitamento de praticamente toda a peça, é uma das melhores carnes para o churrasco

Ripa da chuleta: este é um corte especial de lombo, feito através de seções transversais do músculo com osso sem o filé mignon. É chamado de côte ou côte de boeuf, em francês. É uma carne muito saborosa, macia e entremeada de gordura.

 

Crédito: Marco Antonio Pereira 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
10 - Promo Assinatura
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel