Mara Lucia de Araújo Falcão

“Nutro uma paixão pelo trabalho voluntário porque amo e acredito no meu próximo, pelo bem que faz para a alma e, principalmente, porque sonho e acredito em um mundo melhor”

SET

Publicado em 06/09/2019, última alteração em: 06/09/2019 14:12.

Por:



Os problemas sociais, em todas as esferas, estão longe de ter um fim, mas se cada um fizer um pouco, certamente é possível ter uma grande mudança, principalmente, na comunidade em que vivemos. Foi com esse pensamento, que Mara Lucia de Araújo Falcão aceitou o convite de suas amigas para doar-se a uma das causas mais importantes em Seberi, a Liga de Combate ao Câncer.

Hoje, aos 46 anos, a seberiense tem no trabalho voluntário o seu engajamento social, que ao longo da vida tem realizado silenciosamente em prol de causas comunitárias. “Nutro uma paixão pelo trabalho voluntário porque amo e acredito no meu próximo, pelo bem que faz para a alma e, principalmente, porque sonho e acredito em um mundo melhor”, destaca Mara.

 

Novos aprendizados

Mara sempre foi uma pessoa que gostou de compartilhar saberes, e a busca cada vez mais pelo conhecimento fez com que se formasse professora. Após concluir o Magistério, graduou-se em Letras pela URI/FW e fez pós-graduação em língua inglesa. Porém, aberta há novas experiências, não atuou na área e virou comerciária, onde trabalha há 25 anos em uma empresa de confecções de Seberi.

Apesar da correria diária, dividindo a atenção entre o trabalho, a casa, o esposo José Luiz Dornelles e o filho Artur, ela não para e diz estar vivenciando momentos de novos aprendizados na Liga de Combate ao Câncer de Seberi.

– Sempre digo que o trabalho voluntário traz novos aprendizados; é a melhor forma de uma pessoa conhecer a si mesma. Ao entrar em contato com tantos problemas, passamos a entender realmente nossa vida e nossos objetivos – frisa.

 

Presidência

Há alguns anos, Mara foi convidada pelas amigas Delezia Lorencetti e Rosane Ceretta Tomczak a integrar a Liga de Combate ao Câncer de Seberi. Sem dúvidas de que teria um papel fundamental em auxílio às demais voluntárias, ela “mergulhou” na causa, dedica tempo, carinho e comprometimento. E foi pela sua dedicação e amor que foi conduzida pelas demais integrantes à presidência da entidade neste ano, para o mandato 2019/2021. “Estar à frente da Liga é desafiador. Nosso trabalho é de unidade. O propósito deste mandato é agregar mais voluntários e cada vez mais consolidar as parceiras, no intuito de elevar nossa bandeira e com isso conscientizar a população sobre o tema, orientar, prevenir e alcançar o diagnóstico precoce”, conta Mara, que ainda faz parte de patronagem do CTG Querência da Serra e do Círculo de Pais e Mestres do Instituto Estadual Alfredo Westphalen.

– Como residi até os 14 anos em Erval Seco, e tenho aquele município como do coração, estou tendo a honra de auxiliar na fundação da Liga de Combate ao Câncer de lá – acrescenta. 

 

Ações o ano inteiro

Atualmente, a Liga de Combate ao Câncer de Seberi atende 70 pessoas e além de todo o trabalho voluntário, a entidade realiza ações durante o ano todo, como a promoção de encontros com os assistidos visando à orientação, o atendimento psicológico e motivacional em grupos, visitas domiciliares e auxílio financeiro. “Nos meses de outubro e novembro, em especial, são intensificados os eventos voltados à prevenção e diagnóstico precoce de câncer. Também foi implantada, neste ano, a Mateada da Liga, sucesso em sua primeira edição, e acontecerá anualmente”, lista Mara, lembrando que ainda são realizadas ações para angariar fundos.

 – A Liga mantém o Brechó Solidário em um espaço gentilmente cedido à entidade pelo querido casal de empresários Zílio e Lídia Tissiani. Nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras à tarde, as voluntárias comercializam roupas, calçados, acessórios e utensílios doados pela comunidade a preços convidativos – informa Mara, deixando o convite para que mais voluntários se juntem à causa. “Ver voluntário é gratificante e recompensador, convido para que venham conhecer mais sobre a Liga e se juntar a nós", finaliza.

Texto: Suseli Cristo

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
10 - Promo Assinatura
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica