Codemau

Encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, 13, e definiu as prioridades e demandas para a região

Publicado em 13/08/2019, última alteração em: 13/08/2019 21:10.

Por:



Representantes dos 22 municípios da área de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) reuniram-se na manhã desta terça-feira, 13, no auditório da URI/FW. O encontro teve como intuito definir as prioridades e demandas da região, que serão escolhidas durante a Consulta Popular 2019/2020.

Compuseram a mesa de autoridades e iniciaram os pronunciamentos o representante da Secretaria de Governança e Gestão do Estado, Evandro Lucas; a vice-presidente da Codemau, Márcia Faccin; o presidente da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, Inácio Panosso Junior; o coordenador do curso de Administração da URI/FW, Ezequiel Albarello; o prefeito de Taquaruçu do Sul, Valmir Luiz Menegat; e o secretário-executivo da Codemau, Gerson Piaia.

Após as falas iniciais, Evandro Lucaa apresentou um vídeo do secretário de Governança e Gestão do Estado, Claudio Gastal. Durante a exibição, o secretário afirmou que o pleito não contará com demandas para segurança, saúde e educação, pois são áreas consideradas essenciais e deverão receber mais verbas do governo.

 

Além disso, de acordo com Gastal, a Consulta Popular terá como foco o desenvolvimento regional, podendo valorizar projetos que ampliam o crescimento econômico, ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo.

Após o vídeo, a vice-presidente da Codemau, Márcia Faccin, coordenou as explanações e apresentou as propostas para o orçamento da Consulta Popular 2019/2020. “Realizamos a nossa primeira assembleia, na qual tivemos o representante do Estado, que apresentou a nova dinâmica. Neste ano, temos um diferencial, pois os valores são voltados apenas aos recursos indutores do desenvolvimento. Aqueles recursos para execução direta – segurança, saúde e educação –, que nos outros anos eram destinados para a Consulta Popular, não estrão disponíveis”, destaca Márcia.

 

Confira as demandas na edição impressa dessa quarta-feira, 14. 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
10 - Promo Assinatura
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel