PUBLICIDADE
9 - Cotrifred

Elenice Szatkoski

"Isso representa um reconhecimento significativo ao meu trabalho, da dedicação que há mais de duas décadas tenho sobre a pesquisa histórica, a ciência política na região e no Brasil, e da nossa querida cidade"

SET

Publicado em 05/08/2019.

Por:



11 - Campanha CDL AU

Frederico Westphalen viverá uma imersão no mundo da leitura, no mês de outubro, quando acontecerá a 37ª edição da Feira do Livro no município. E para abrilhantar ainda mais os três dias de evento – 2, 3 e 4 –, a frederiquense Elenice Szatkoski foi convidada para ser a patronesse.

Uma escritora apaixonada pela pesquisa, leitura e pelo mundo dos livros, a professora-doutora terá um papel fundamental nesta edição, incumbida de somar e motivar as pessoas a adentrarem este universo de possibilidades que a leitura proporciona.

Há 25 anos, a também historiadora coloca o nome de Frederico Westphalen em todo o país através da sua narrativa, sendo o seu comprometimento com a ciência histórica e a visão da importância do assunto o que pautam sua trajetória.

– Foi com muita honra que recebi o convite para ser a patronesse desta edição da feira do livro. Isso representa um reconhecimento significativo ao meu trabalho, da dedicação que há mais de duas décadas tenho sobre a pesquisa histórica, a ciência política na região e no Brasil, e da nossa querida cidade – frisa Elenice.

 

Vida dedicada à educação

Elenice Szatkoski tem a sua vida ligada à educação desde o momento em que teve a certeza que a docência era o caminho para as mudanças, transformações e exigências sociais que o mundo exigia. Professora com licenciatura, mestrado e doutorado em História, seus ensinamentos foram além das salas de aula, pois através de seus quatro livros publicados ela é reconhecida por dedicar-se a um estudo que ajuda a explicar as transformações do país e parte da nossa história regional.

Além de uma especialista, que narra e conta a história, a professora-doutora coordenou as atividades do Museu e Arquivo Histórico de Frederico Westphalen; foi diretora do polo de ensino a distância da Universidade Norte do Paraná de FW; atuou nas redes de ensino municipal e estadual; foi professora na área de Ciências Humanas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)-campus Sertão; assessora em educação a distância na Universidade Norte do Paraná (Unopar)-polo de Palmeira das Missões; e docente da Universidade Federal do Amazonas.

– Residi um tempo em outras cidades, mas, em 2015, quando retornei para Frederico Westphalen, assumi o polo da Unopar de Palmeira das Missões até 2019. Permaneci em uma ponte entre FW e o município palmeirense. Neste ano, também atuo, junto à Universidade Federal do Amazonas, com um projeto de vida desafiador, da essência da minha inquietude diante da vida, que é contribuir com meus conhecimentos para a formação de novos docentes na área de humanas, especialmente no ensino de História – conta.

 

A escritora-pesquisadora

Uma pessoa encantada pela sabedoria dos livros, foi através deles que Elenice também se tornou escritora, buscando as respostas que não encontrava nas páginas que lia. Em suas quatros obras –“A História da Construção da Catedral de Frederico Westphalen”; “Frederico Westphalen: Comissão de Terras e Coronelismo” – com coautoria do professor Celito Luft; “Os Grupos dos Onze: Uma insurreição reprimida” e “O Jornal Panfleto e a Construção do Brizolismo” –, foram anos pesquisando em arquivos municipal, estaduais e nacionais, entrevistando pessoas, analisando os fatos, narrativas e atos para a construção de um trabalho que fortaleceu a história de um povo, a defesa da democracia e da liberdade de imprensa, da liberdade das vozes e das manifestações contrárias. “São obras de reflexão que podem ser reescritas, revisitadas, reelaboradas. Serviram e servirão a muitos pesquisadores. Em outubro, os afeiçoados à leitura poderão ter acesso a lançamentos novos”, finaliza a patronesse da 37ª edição da Feira do Livro de FW, onde também estará expondo os seus trabalhos.

Texto: Suseli Cristo

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel