PUBLICIDADE
9 - Cotrifred

Saúde

Novo espaço do Serviço de Assistência Especializada é junto ao Posto de Saúde Central

Publicado em 26/07/2019.

Por:



11 - Campanha CDL AU

O Serviço de Assistência Especializada (SAE), de Frederico Westphalen, ganhou uma nova sede junto ao Posto de Saúde Central, que foi inaugurada na manhã de ontem, 26, com o objetivo de prestar um atendimento integral e de qualidade aos pacientes com HIV/Aids e Hepatites virais, por meio de uma equipe multidisciplinar e agora em um amplo e estruturado local.

A secretária municipal de Saúde, Marta Chielle, relata a felicidade em poder ofertar um serviço de melhor qualidade para toda a região. “Nós sabemos a importância desse serviço, por termos dados cada dia mais alarmantes, dos índices de hepatites, HIV/Aids e Sífilis. O nosso município hoje está entre os 55 mais preocupantes no RS, por isso toda essa dedicação da administração municipal e dos nossos trabalhadores da saúde, buscando a melhoria do espaço, do atendimento e levando a conscientização as pessoas quanto a essas doenças”, explica.

Segundo o prefeito José Alberto Panosso, o objetivo é sempre manter as pessoas unidas, trabalhando com dedicação. “Queremos dar meios para que nossos profissionais da saúde atendam a todos com um sorriso no rosto, usando o dom que Deus nos deu para cuidar das pessoas que precisam de ajuda e, por isso, vêm até nosso posto de saúde e o nosso hospital”, frisa o gestor.

O prefeito ainda comentou que foi adquirido um ônibus confortável para fazer o transporte das pessoas que precisam de tratamento do câncer, até que a oncologia inaugure em FW. “Já estamos trabalhando para a abertura da oncologia, e a nossa UTI também entrará em funcionamento logo”, afirma.

 

Nova estrutura

O novo espaço foi cedido pela administração municipal, modernizado e reformado através de recursos federais. A obra foi coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que tem como responsável o engenheiro Sérgio Grassi e teve um custo de R$ 49.659,10.

Agora, a estrutura possui um acesso com acessibilidade, uma sala de espera, dois consultórios médicos, sala de atendimento, banheiro social, banheiro com acessibilidade e medicamento, para proporcionar um atendimento mais qualificado aos pacientes. A equipe médica do SAE é disponibilizada pela prefeitura e atualmente está composta por médica, psicóloga, farmacêutica, enfermeira, técnica em enfermagem e auxiliar administrativo.

 

O SAE

Em FW, o SAE existe desde 2010, onde são atendidos pacientes de 26 municípios que compõem a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde. Como houve um grande crescimento na demanda de trabalho, bem como, um alto índice de novos casos diagnosticados, surgiu a necessidade de oferecer um local de atendimento mais adequado. No SAE também é disponibilizado para a população testes rápidos para HIV/Aids e Hepatites, preservativos, atendimento médico, medicamento e materiais informativos sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel