PUBLICIDADE
9 - Balonismo Trip

FW

Saiba mais sobre a história do cinema em Frederico Westphalen

Publicado em 11/07/2019, última alteração em: 11/07/2019 20:42.

Por:



Após um intervalo de 30 anos, a ida ao cinema voltará a ser uma das atividades da programação de muitos frederiquenses. Está prevista para o mês de agosto, a inauguração de uma sala em FW, que terá capacidade para comportar 171 poltronas, além de contar com ambiente climatizado, resolução 2k e tecnologia 2D e 3D.

Quem está à frente do projeto é a Cine Globo Cinemas, empresa que tem sede em Santa Rosa e filiais em Três Passos e Palmeira das Missões. De acordo com o diretor da empresa, Roberto Langner Levy Filho, a ideia de investir em uma sala de cinema em FW surgiu das diversas visitas de frederiquenses a outras filiais da Cine Globo. “Todos, ao chegarem no cinema ou na saída da sessão, nos abordavam e falavam que era preciso uma sala de cinema em Frederico Westphalen. Agora, decidimos que chegou o momento de realizar este grande investimento, tivemos várias oportunidades em outras regiões e Estados, mas decidimos seguir com as nossas raízes aqui na região. Nosso investimento não é para ser passageiro, pois pretendemos fazer um ótimo trabalho, no qual se destaca o nosso atendimento familiar”, afirma Levy Filho.

 

Há 30 anos

Se engana quem pensa que a instalação da sala é uma novidade para os moradores mais antigos de Frederico Westphalen. Segundo o historiógrafo e colunista do jornal O Alto Uruguai, Wilson Ferigollo, sair de casa para assistir a um filme com a família já fez parte do cotidiano frederiquense, já que FW chegou a comportar três salas de cinema.

Tudo teve início no ano de 1941, quando surgiu o Cine Bortoluzzi, localizado no Centro, onde hoje está situada a farmácia Panvel. Em seguida, em 1950, surgiu o Cine Teatro Recreio, no atual salão paroquial da Catedral Santo Antônio.

Já em meados de 1954, foi criado o Cine Floresta, que passou por diversos lugares, inclusive esteve instalado no Clube Harmonia e na parte inferior da catedral. O espaço comportava 450 poltronas e, no ano de 1965, mudou de proprietário e de nome, passando a ser chamado de Cine Jussara. Após algum tempo, mudou-se para a rua do Comércio, nas proximidades de onde atualmente está a loja Grazziotin.

– A volta do cinema para FW é muito importante. A grande dificuldade era encontrar uma sala grande, com capacidade para comportar todas as poltronas e equipamentos, e agora conseguiram. Estão de parabéns, esperamos que a comunidade valorize o investimento feito – afirma Ferigollo.

A data exata de inauguração do cinema ainda não foi divulgada, mas a informação é de que até o mês de agosto, todos os equipamentos estejam instalados e adequados ao local, situado na rua Miguel Couto, 202.

Após o anúncio da novidade, feito no domingo, 7, muitas pessoas se manifestaram de forma positiva nas redes sociais, entre elas a acadêmica de Relações Públicas da UFSM/FW, Fernanda Rodrigues, que é natural de Recife, em Pernambuco, e veio para o município estudar. “Há um bom tempo eu e meus amigos falamos sobre a dificuldade de se atualizar com os filmes que estão a todo tempo sendo lançados. Para nós, que viemos de lugares diversos do país e, principalmente, de capitais brasileiras, temos um hábito de ir ao cinema frequentemente. Um cinema é uma das formas de entretenimento que faz falta aqui na cidade. Fico feliz que teremos mais um espaço de lazer”, afirma Fernanda.

Estudante de Direito da URI/FW, Natanieli Oliveira também comemora a volta do cinema ao município. “Acredito que é uma bela iniciativa, pois muito já se comentou sobre ter novamente um cinema em FW. Uma vez que o município conta com poucos pontos de entretenimento para os fins de semana, feriados e férias, teremos aqui pertinho de nós algo que promove a cultura, e os amantes de cinema. com certeza. marcarão presença seguidamente”, comenta Natanieli.

 

O primeiro projetor de filmes

Está disponível no Museu Wilson Lutz Farias, em FW, o primeiro projetor de filmes do município. A peça está exposta para quem deseja conhecer e entender como funcionava as exibições de filmes antigamente, e é oriunda do Cine Recreio.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Detetizadora Daniel