PUBLICIDADE
9 - Cotrifred

Mauro Vila Real

O encanto pelas artes plásticas foi uma continuação natural do trabalho de Mauro com o desenho

SET

Publicado em 03/07/2019, última alteração em: 03/07/2019 12:20.

Por:



11 - Campanha CDL AU

O frederiquense Mauro Vila Real, 43 anos, é exemplo de que tudo o que é feito com amor é muito mais prazeroso e abre muitas portas. Pelos menos tem sido assim com o seu trabalho, em cada tela que ele pinta. Essa é uma parte da história do artista plástico, um apaixonado pelas artes e um dos principais propagadores das artes plásticas no país, que agora também levará o seu trabalho para o exterior.

– Estive expondo neste mês em Belo Horizonte, foi uma experiência incrível. A abertura me surpreendeu, pois a galeria estava absolutamente lotada e ter meus trabalhos elogiados por um público tão grande e especializado foi motivo de muito orgulho. Agora, neste semestre, irie em pelo menos mais dois salões internacionais. Em setembro, estarei na cidade do Porto, em Portugal, com duas obras que ainda estão em produção. Em outubro, participarei do Salão de Paris, no Carrossel du Louvre, com mais dois trabalhos – frisa o artista, que é natural de Frederico Westphalen, mas atualmente mora em Sapiranga, com a esposa, Samara de Souza, e as filhas Eduarda, de 21 anos, Maria Clara, de oito anos, e Alanis, de 19 anos, que é sobrinha, mas considerada filha de coração.

 

As artes plásticas

O encanto pelas artes plásticas foi uma continuação natural do trabalho de Mauro com o desenho. Segundo o artista, ele teve uma passagem de alguns anos trabalhando com cor para editoras americanas, como Marvel, DC Comics e Disney, e após algum tempo migrou de uma forma bem natural para a pintura. “Desde muito cedo busquei conhecer e compreender o processo artístico de diversos estilos. Compreender opostos que podem ir de Michelangelo a Pollock fazem com que se conheça um grande espectro de raciocínios artísticos. Assim, acredito que minha grande influência tenha sido extraída dos processos criativos e não exatamente das personalidades em si. Porém, sou um pintor figurativo, com foco na anatomia e personalidade humana, o que torna expoentes das escolas clássicas um objeto de admiração natural para mim”, destaca.

 

Expertise criativa

Foi com o encanto pelas cores e fazendo “arte” que o frederiquense ganhou popularidade, e tudo com a ajuda da filha caçula, a Maria Clara. A brincadeira com a pequena, de desenhar nos guardanapos que acompanham sua lancheira escolar, foi reportagem nos principais telejornais do Estado e programas globais. Mauro, que trabalhou por longos 11 anos na Brigada Militar, abriu mão do policiamento ostensivo para viver uma paternidade intensiva e fazer o que mais gosta – desenhar e criar. Sempre atualizado dos acontecimentos do mundo, não se restringe apenas a ilustrar telas, mas cria novos produtos para o mercado, mostrando que a arte pode estar em tudo na vida. Sua expertise criativa já rendeu a criação de estampas para grandes marcas nacionais do mundo fashion, a participação no Festival de Cinema de Gramado e no Art Battle, além de quadros para o Grêmio, Corinthians, Flamengo e Palmeiras. Para o cenário musical gaúcho, criou uma ação surpreendente em que pintou e pinta quadros ao vivo durante show de músicos renomados, como Humberto Gessinger, Rafael Malenotti, Tiago Iorc e Michel Teló. Criou também os pôsteres comemorativos ou colecionáveis para os fãs da música e do futebol.

– Tenho orgulho de cada trabalho. Todos que realizo me dão realmente muita alegria. Estar dividindo o palco pintando ao vivo em shows de artistas de renome é um grande orgulho, assim como ter trabalhos reconhecidos e figurando em museus de clubes como Grêmio, Corinthians. Foi uma caminhada muito tranquila, mas tento sempre pensar que meu melhor trabalho será o próximo, e sigo me esforçando para isso, todos os dias – diz o artista.

 

Novidades

Mauro esteve em FW na última semana e promete muitas novidades para a sua terra natal. “Estou com uma série de workshops de técnica de pintura, bem como as palestras sobre mercado criativo, e a passagem em FW se deu para tentarmos viabilizar a vinda desses projetos para a cidade. Há grandes talentos aí e o foco central desse esforço é apresentar a arte como um mercado profissional viável e acessível. Seria um prazer imenso voltar a FW para isso. Em minhas redes sociais estou sempre publicando os novos trabalhos, que também estão à venda, inclusive os que fazem parte dos salões internacionais. Então, quem quiser saber mais sobre o meu trabalho, pode procurar por @mauro_vilareal”, finaliza.

Texto: Suseli Cristo

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
10 - Promo Assinatura
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Mundo Mágico