Prazos

Confira sete dicas para se preparar para o exame

Publicado em 21/05/2019.

Por:



Finalizadas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, os estudantes que não obtiveram isenção da taxa de inscrição podem fazer o pagamento até esta quinta-feira, 23. O valor é de R$ 85 e pode ser pago em agências bancárias, casas lotéricas e Correios. Aqueles que obtiveram direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo, já têm sua participação garantida.

As inscrições para o Enem foram encerradas na última sexta-feira, 17, com mais de seis milhões de inscritos em todo o país. No entanto, o total de participantes confirmados será divulgado ainda no fim deste mês.  

Já as provas serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. As notas do Enem podem ser usadas para a inscrição em programas como o Sistema de Seleção Unificada, Sisu, e o programa Universidade para Todos, ProUni, ou ainda para financiamento estudantil, Fies.

 

Estudo

Após a confirmação da sua inscrição, vale a pena iniciar os estudos para se preparar para o Enem. Abaixo, confira sete dicas para estar pronto no dia da prova:

1. Saiba o que será cobrado em cada uma das provas

Leia com atenção o Edital do Enem. Nele você encontrará uma lista dos assuntos que serão cobrados em cada uma das provas:

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

- Matemática e suas Tecnologias

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias

- Ciências Humanas e suas Tecnologias

- Redação

Comece a estudar o quanto antes, pois as questões do Enem são complexas e misturam diversas matérias para identificar se o estudante realmente entendeu o assunto.

2. Cuidado com as atitudes que possam desclassificá-lo

De nada adianta você estudar o ano inteiro e, no dia da prova, chegar atrasado ou postar uma foto do exame nas redes sociais. Isso vai desclassificá-lo na hora.

Normalmente, só é permitido usar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. É proibido o uso de aparelhos eletrônicos durante a prova e nem pense em dar aquela olhadinha para o lado. Qualquer tentativa de cola pode levar a desclassificação.

3. Leia bastante e saiba interpretar textos

A prática da leitura é indispensável para se dar bem no Enem. As questões costumam ter textos longos e se você tem o hábito de ler conseguirá interpretá-las com mais facilidade e agilidade.

Algumas questões apresentam assuntos do cotidiano e a prova de redação sempre traz um tema da atualidade. Portanto, fique ligado nos principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Leia jornais e revistas e acompanhe os noticiários.

Tenha a mente aberta e procure ler opiniões diferentes das suas sobre assuntos polêmicos. Isso pode ajudá-lo a apresentar melhor o seu ponto de vista na redação.

4. Faça simulados e controle o tempo de prova

Um dos segredos para ter um bom desempenho no Enem é treinar bastante. As provas são bem extensas e os participantes têm poucas horas para respondê-las. Em média você terá três minutos para resolver cada questão e cerca de uma hora para elaborar a redação e passar seu texto a limpo na folha correspondente.

Ou seja, além de estudar muito os conteúdos, é importante que você saiba controlar o tempo de prova para não correr o risco de ter que deixar questões em branco ou chutar respostas.

Fazer simulados ajuda muito. Você pode aproveitar os que são organizados por escolas e cursinhos, resolver alguns pela internet ou mesmo fazer o download das provas anteriores do Enem no site do Inep. Após resolver o simulado, confira o gabarito e revise as questões que errou. É importante identificar quais conteúdos precisam de mais atenção.

5. Pratique a redação

É importante treinar não só para as provas objetivas, mas também para a redação. A melhor forma de fazer isso é escrevendo bastante. Pensando nisso, pratique o modelo exigido no Enem usando os temas que já apareceram no exame.

Também lembre-se que sua redação deve respeitar os direitos humanos e que você precisará defender um ponto de vista, além de apresentar uma proposta de intervenção social para o problema abordado.

No início, leve o tempo que for preciso para conseguir argumentar e discorrer sobre o tema proposto. Com a prática, tente estruturar seu texto de forma mais rápida (lembrando que você terá cerca de uma hora para escrever sua redação e passá-la a limpo no dia da prova).

6. Chegue com bastante antecedência

Você já deve saber que a organização do Enem não tolera nem um minuto de atraso. Todos os anos muitos estudantes são desclassificados por não conseguirem entrar no local de prova antes que os portões se fechem. Programe-se para chegar com antecedência!

Você saberá o local exato da prova quando o MEC liberar o Cartão de Confirmação de Inscrição, previsto para mês de Outubro, mas ainda sem data específica.

Aproveite para conhecer o caminho e ver quanto tempo você leva da sua casa até o seu local de prova. Considere que no dia do exame muitas pessoas estarão se dirigindo para o mesmo endereço e o trânsito será mais pesado que o previsto. Saia bem cedo de casa e planeje-se para chegar antes dos portões abrirem.

7. Descanse na véspera da prova

Aproveite cada tempo livre durante o ano para se dedicar aos estudos. Na véspera do exame, procure descansar e dormir cedo.

A prova do Enem é extensa e bastante exaustiva. Portanto, é fundamental que você esteja relaxado, concentrado e com o sono em dia!


Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/educacao/enem/veja-7-dicas-valiosas-pra-passar-no-enem/

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Detetizadora Daniel