Patram

Órgão atende 24 municípios da região

Publicado em 20/05/2019.

Por:



O fechamento da Patrulha Ambiental (Patram), de Frederico Westphalen, passou a ser pauta de assuntos da segurança pública. Na última reunião realizada pelo Consepro, na segunda-feira, 13, membros do conselho manifestaram preocupação quanto ao tema, sendo esta decisão acenada pelo Comando da Brigada Militar (BM).

Conforme o informado durante o encontro, o objetivo da BM é de que todos os grupos de polícia ambiental sejam fechados e os servidores passariam a atuar em pelotões. No caso de Frederico Westphalen, os policiais atuariam em Erechim, município que possui o pelotão mais próximo. Outra possibilidade é que os PMs atuem na Brigada Militar mais próxima.

O que mais preocupa sobre as consequências do fechamento, é a impunidade para crimes ambientais, sendo que o grupo de FW atende 24 municípios, em 5 mil m² de área, e realiza o policiamento embarcado nos rios Uruguai e da Várzea. De acordo com o relatado em reunião, é praticamente inviável para o Estado deslocar uma viatura de Erechim a Passo Fundo para atuar em longas distâncias.

O major Alexandre Moreira Pereira, comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), disse que é difícil avaliar o quão negativo será o impacto para a comunidade. “Não sabemos o que a BM vai designar. A princípio, se a decisão se concretizar, como é policiamento especializado, creio que deva ficar para Erechim”, destacou.

Em contato com o Comando-Geral da BM, a reportagem do AU teve a seguinte informação, enviada através de nota: “A Brigada Militar mantém avaliações contínuas sobre sua estrutura organizacional para melhor prestação de serviço à sociedade gaúcha, o que inclui o seu Comando Ambiental. Ressaltamos que não há qualquer previsão de alteração no momento”.

 

Área de atuação

Ametista do Sul, Boa Vista das Missões, Caiçara, Cerro Grande, Cristal do Sul, Dois Irmãos das Missões, Erval Seco, Frederico Westphalen, Iraí, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Novo Tiradentes, Palmeira das Missões, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Rodeio Bonito, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Seberi, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre.

 

Atendimentos da Patram de FW entre 2017 e 2018

809 boletins de atendimento.

95 termos circunstanciados.

45 boletins de comunicação de ocorrência.

586 diligências (Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil e Ministério Público Federal.

7 armas de fogo apreendidas.

5.430 metros de redes apreendidas.

30m³ de toras.

143 galos combatentes apreendidos.

51 pássaros silvestres soltos.

215 solturas de peixes retirados de redes.

231 prisões em decorrência de termo circunstanciado.

 

Números de 2019 (até 30 de abril)

139 boletins de atendimento.

16 termos circunstanciados.

24 boletins de comunicação de ocorrência.

42 diligências.

10 outras ocorrências.

16 prisões em decorrência de termo circunstanciado.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
10 - Promo Assinatura
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica