PUBLICIDADE
9 - Caminhada Sesc

Mobilização

Centenas de alunos de FW juntam-se aos demais estudantes do país em ato de defesa à educação

Publicado em 15/04/2019, última alteração em: 15/05/2019 19:38.

Por:



Serrano Nº11

Ao longo desta quarta-feira, 15, em todo o país, foram realizadas mobilizações contra os cortes de verba destinadas ao ensino. No município de Frederico Westphalen não foi diferente, onde estudantes e entidades ligadas à educação reuniram-se no Largo Vitalino Cerutti, da praça da matriz, para protestar contra a medida do governo.

Um mural com trabalhos acadêmicos foi erguido no ponto onde reuniram-se os manifestantes, para expor à comunidade os trabalhos acadêmicos realizados pelas instituições.

A professora e também representante do sindicato dos professores da UFSM, Luciana Carvalho, comentou sobre a greve geral de 24 horas. “Estamos nos mobilizando porque o corte inviabiliza diversos compromissos da universidade. A assistência estudantil é representada por meio da alimentação e moradia estudantil, nossos alunos precisam do apoio dessa assistência, e das bolsas”, afirma Luciana, que ainda comenta sobre a fala do reitor da universidade, que se fez presente no município, em sessão da Câmara de Vereadores, na semana passada. “Como o próprio reitor da UFSM falou, esse corte inviabiliza que a universidade honre com os seus compromissos junto aos seus fornecedores, servidores, a partir de setembro, prejudicando diversos setores”.

O prefeito de FW, José Alberto Panosso, não pôde participar do evento, devido a compromissos fora da cidade, mas declarou apoio ao movimento estudantil, que faz parte da comunidade.

Durante a tarde, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, prestou esclarecimentos sobre os cortes recentes na educação. Em suas falas, criticou o Pronatec e o Fies, e enfatizou as prioridades do governo, que são pré-escola, ensino básico e técnico.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Carijo
PUBLICIDADE
Zooclínica Nº 13