Emancipação

Lideradas por uma comissão de moradores, estas cidades construíram sua independência e na próxima quarta-feira, 20

Publicado em 18/03/2019, última alteração em: 18/03/2019 09:27.

Por:



Sicoob

Há 27 anos, cinco municípios da região se preparavam para escrever o primeiro capítulo de suas histórias: a emancipação político-administrativa. Lideradas por uma comissão de moradores, muito deles já falecidos, estas cidades – Ametista do Sul, Boa Vista das Missões, Dois Irmãos das Missões, Novo Tiradentes e Pinheirinho do Vale –construíram sua independência e na próxima quarta-feira, 20, vão relembrar um pouco desta trajetória. Confira, a seguir, quais municípios estão ou estarão em festa com as suas respectivas comunidades neste mês. 

 

Novo Tiradentes

O município de Novo Tiradentes, emancipado em 20 de março de 1992, completa em 2019, 27 anos. Para celebrar essa data, a administração municipal preparou uma programação especial, pensada para atender toda a população local. Na segunda-feira, 18, acontecerá uma palestra sobre nutrição animal para bovinos de leite, organizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Escritório Municipal da Emater. A exposição será realizada na Câmara de Vereadores, a partir das 13h45min, e será ministrada pela engenheira-agrônoma da Emater, Andréia Kraemer. Uma iniciativa que visa dar prosseguimento aos programas que fomentam a produção leiteira do município.

Na terça-feira, 19, às 19h30min, será realizado o 1º Encontro Municipal de Evangelismo, no Ginásio Municipal de Esportes Berto Gnoatto. O evento terá o tema “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Na quarta-feira, 20, a programação inicia às 8h30min, com missa de ação de graças. Logo em seguida, às 9h30min, acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores um ato solene em comemoração aos 27 anos do município. A partir das 11 horas, no salão da capela Nossa Senhora de Lourdes, haverá a apresentação dos resultados da administração municipal. Ao meio-dia será servido almoço gratuito à população local e, às 14 horas, show humorístico com Badin – O Colono.

Já no dia 29, será realizado o 1º Seminário Municipal de Educação Fiscal, na Câmara de Vereadores. Com previsão de início às 8 horas, o evento visa conscientizar a população sobre a importância da Educação Fiscal para a construção do exercício da cidadania, que tem como objetivo proporcionar a participação dos cidadãos para garantir o controle fiscal e social do Estado.

 

 

Boa Vista das Missões

O aniversário de Boa Vista das Missões é tradicionalmente comemorado com a comunidade durante o Rodeio Crioulo, promovido pelo CTG Tropeiro das Missões, em conjunto com a prefeitura, empresas e instituições parceiras. Neste ano, devido ao mau tempo, o evento que era para ter ocorrido nos dias 8, 9 e 10 de março foi transferido para os dias 12, 13 e 14 de abril. Na oportunidade, os 27 anos de emancipação do município serão lembrados em três dias de provas campeiras e shows tradicionalistas.

 

Dois Irmãos das Missões

A comunidade escolar de Dois Irmãos das Missões abriu a Semana do Município na quarta-feira, 13, com atividades especiais em cada educandário. Ontem, 15, no campo do Esporte Clube Cruzeiro, foram realizados jogos estudantis das escolas municipais e estadual. Hoje, 16, às 15 horas, acontece a final do 4º Campeonato Municipal de Futebol Sete; às 20 horas, na Praça João Alberto de Oliveira, haverá show de comédia com Tiano, Stunt Moto Show – manobras radicais e show acústico com Léo Lima. Amanhã, 17, ocorre um almoço na sede do CTG Rincão da Saudade.

 

Pinheirinho do Vale

O 27º aniversário de emancipação político-administrativa de Pinheirinho do Vale será comemorado na quarta-feira, 20, feriado municipal, entretanto a programação festiva com a comunidade pinheirinhense começa na sexta-feira, 22, com a inauguração da Escola Municipal Padre Augusto Dalcin, um educandário novo, que atenderá de turno integral, do primeiro ao quinto ano; no sábado, 23, acontece o Encontro Municipal da Terceira Idade, no salão paroquial, com atividades iniciando a partir das 9h30min e prosseguindo durante todo o dia, com jogos, almoço e reunião-dançante.

As festividades comemorativas do aniversário prosseguirão nos dias 29, 30 e 31 de março, com a 3ª Feira do Peixe – Mostra Comercial, Industrial e do Agronegócio de Pinheirinho do Vale.

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.