Santa Catarina

O processo para o lançamento do edital do concurso será conduzido pelo departamento jurídico da PM

Publicado em 12/02/2019.

Por:



O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e o comandante-geral da Polícia Militar, Alberto de Araújo, anunciaram nesta segunda-feira, 11, a abertura de concurso com mil vagas para o ingresso na carreira da polícia militar, em Santa Catarina. Além disso, divulgaram a prorrogação da Operação Veraneio até o próximo dia 11 de março.

Juntas, as duas medidas, representam um investimento de mais de R$ 5,4 milhões do governo do Estado. O processo para o lançamento do edital do concurso será conduzido pelo departamento jurídico da PM.

No último edital, divulgado em 2015, 6% das vagas foram destinadas a mulheres, e o concurso possuía nove etapas: inscrição; prova teórica; exame de avaliação de saúde; exame de avaliação física; exame de avaliação psicológica; questionário investigação social (QIS); entrega de documentação e exame toxicológico; classificação final por vaga; inclusão e matrícula.

 

Pré-requisitos

Para ingressar no cargo de soldado na corporação catarinense, o candidato deverá, além da exigência de graduação de nível superior, cumprir os seguintes requisitos:

-Ter nacionalidade brasileira.

- Estar em dia com os deveres do serviço militar obrigatório, no caso de candidatos do sexo masculino.

- Apresentar declaração em que conste se sofreu ou não, no exercício de função pública, penalidades administrativas, conforme legislação aplicável.

- Possuir altura não inferior a 1,65 para candidatos do sexo masculino e 1,60 para candidatas do sexo feminino, aferida na etapa de avaliação de saúde.

- Possuir peso proporcional à altura, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por meio do índice de massa corporal; ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da inclusão.

- Não ter completado a idade máxima de 30 anos até o último dia de inscrição no concurso público; não ter sido condenado por crime doloso, com sentença condenatória transitada em julgado.

- Não exercer ou não ter exercido atividades prejudiciais ou perigosas à segurança nacional.

- Ser aprovado e classificado no exame de avaliação de escolaridade, por meio de prova teórica com a obtenção de nota igual ou superior a cinco.

- Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

- Estar em dia com as obrigações eleitorais.

- Não possuir tatuagem ou pintura em extensas áreas do corpo ou em partes expostas ao público quando do uso de uniformes militares de qualquer modalidade, sendo vedadas aquelas que representem símbolos ou inscrições alusivas a ideologias contrárias às instituições democráticas ou que incitem a violência ou qualquer forma de preconceito ou discriminação; entre outras atribuições.

*Os pré-requisitos estão baseados no último edital do concurso, podendo sofrer alterações na versão de 2019.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
10 - Promo Assinatura
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Mateada Erval Seco