4 dicas que vão te ajudar a ter uma noite bem dormida

Publicado em 09/02/2019, última alteração em: 13/02/2019 10:15.

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Serrano Nº11

Uma dúvida muito frequente no consultório é sobre um sono não reparador, agitado ou ainda a sensação de que não dormimos. Cada vez mais a rotina agitada dos grandes centros ou a cobrança de cada vez mais produtividade em nosso trabalho atrapalham o nosso descanso noturno. Dormimos atualmente menos do que nossos pais e muito menos do que nossos avós. 

Existem mais de 100 distúrbios do sono e do despertar, das quais podemos agrupar de maneira resumida em cinco grupos, como dificuldade de adormecer ou permanecer dormindo; problemas para permanecer acordado; problemas para conseguir manter uma rotina regular de sono; comportamentos incomuns durante o sono; e distúrbios respiratórios do sono. Ainda, é importante lembrar que os problemas relacionados ao sono mais comuns são a insônia e roncos e apneias.

Existem algumas estratégias simples que nos ajudam a ter uma noite de sono mais tranquila. O primeiro ponto seria ter uma vida saudável. Isto mesmo! Dormir é o momento que nosso corpo usa para realizar uma grande produção de hormônios, uma otimização de processos cerebrais, uma restituição de nossos tecidos e uma produção de anticorpos (células de defesa), é o momento que nosso corpo encontra de organizar o próximo dia que virá.

 

Algumas dicas revigorantes

Para ter uma noite tranquila e acordar bem no outro dia, é preciso seguir algumas dicas, conforme destaca a médica Amanda Costa. A primeira, é manter uma rotina de horário de sono. “O nosso corpo produz hormônios especiais para estimularmos o sono, que devem ser produzidos conforme a rotina de nossas vidas e também são regulados pela temperatura. Todos nós, em torno das 3 horas e 5 horas temos uma queda de temperatura e estamos mais sonolentos. Inclusive, neste momento ocorrem os maiores acidentes. Por isso, é tão importante termos horários regulares, pois o nosso corpo vai se preparando para dormir”, frisa.

A segunda dica refere-se aos benefícios da atividade física para melhorar a qualidade do sono. “Todos nós dormimos melhor se praticarmos 20 minutos de atividade física por dia, especialmente, se for pela manhã e em ambientes com leve exposição ao sol. A melatonina é um hormônio que nos ajuda na regularização do sono e ele é produzido com o auxílio da luz solar, otimizado com a atividade física regular”, orienta Amanda. 

A terceira dica é sobre bons hábitos alimentares. “Antes de dormir não precisamos de uma grande refeição pois o sistema digestivo não deve se preocupar em digerir alimentos no momento do sono. Existem importantes hormônios que controlam nosso apetite, que são produzidos durante a noite, como a grelina e a leptina. Quem apresenta noites maldormidas sente mais fome e tem 25% mais de ganho de peso do que quem dorme bem. Refeições leves à noite e evitar álcool ajudam a ter um sono tranquilo e reparador”, esclarece a médica.

A quarta dica seria em ter um ambiente relaxante para dormir. “O quarto deve ser um lugar onde as preocupações, irritações e aflições não podem entrar. Cores claras, com um ambiente relaxante, ajudam sim a induzir o sono com uma iluminação leve e com possibilidade de escuridão são essenciais para a saúde. Além disso, celulares, Ipads, computadores, entre outros meios digitais, devem ser evitados duas horas antes de dormir, assim como a televisão, pois através da luz que emitem estimulam o sistema nervoso central a se manter acordado”, conta. 

Os mais antigos já diziam que dormir é sagrado! Então lembre-se: cuidar da qualidade de seu sono é cuidar da sua saúde. 

 

Colaborou:

Amanda Costa

Graduada em Medicina pela UFRGS; Residência Médica em Otorrinolaringologia/Cirurgia de cabeça e pescoço pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Fellowship em rinologia e base do crânio avançada no HCPA; mestre em saúde da criança e adolescente pela UFRGS; pós-graduação em Medicina do Sono pelo Instituto do Sono de São Paulo.

Em FW, atende no CardVida Assistencial, em Rua Monsenhor Vitor Batistela, nº 506, Frederico Westphalen. Telefone: (55) 99989-4019, ou (55) 2010 5050;

 

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