Cerro Grande

Localizada a 1,2 quilômetro da cidade, gruta conta com uma linda cascata

Publicado em 19/11/2018, última alteração em: 19/11/2018 14:24.

Por:



Banner WSC Imóveis N 11

Diante das poucas opções de entretenimento que existem no município, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Cerro Grande, está engajada junto a sua comunidade em um projeto que unirá lazer e espiritualidade. Trata-se da revitalização da antiga gruta de São Francisco. “É uma área de aproximadamente 800 metros quadrados, localizada a 1,2 quilômetro da cidade, que era de propriedade privada e estava abandonada. A igreja comprou essa área e estamos realizando melhorias no local, mas é um projeto a médio e longo prazo, que contemplará o lado espiritual com o lazer”, explica o pároco, frei Antonio Lorini.

No dia 27 de outubro, após algumas melhorias e a instalação de uma imagem da padroeira do município, centenas de fiéis participaram de uma “solenidade de inauguração”, com bênçãos do frei ao local. “Agora, a gruta passa a levar o nome da padroeira, Nossa Senhora das Graças”, acrescenta Lorini.

Uma beleza ameaçada pela poluição

Abençoado com uma linda cascata, o local já era visitado pela comunidade, no entanto, parte do seu brilho é ofuscado pela poluição ambiental. “O rio que vai até a gruta passa pela cidade e é poluído com lixo e até mesmo esgoto. A conscientização está sendo uma de nossas principais atividades. É preciso que a população mude de atitude e preserve o riacho. Depois queremos fazer o melhoramento da trilha que conduz até o local para, aos poucos, transformá-lo em uma área de lazer, mas sem agredir ao meio ambiente”, enfatiza o pároco.

Gruta Nossa Senhora das Graças conta com uma linda cascata (Foto: Luiz Henrique Roso/ Divulgação)

Mudança de atitude já começou

De acordo com Lorini, desde a instalação da santa na gruta, muitas pessoas já estão mudando suas atitudes com relação à preservação da natureza. “Já presencie uma pessoa correndo atrás de um saco plástico na rua para colocar na lata de lixo e dizer que fez isso para não deixá-lo poluir o rio e consequentemente a gruta. A imagem de Nossa Senhora no local irá reforçar ainda mais a importância que as pessoas devem ter para com o nosso meio ambiente”, relata o frei.

7ª Romaria em honra à padroeira

Em meio à revitalização da gruta, a paróquia homenageará a sua padroeira no domingo, 25, com a 7ª edição da Romaria de Nossa Senhora das Graças. A programação iniciará às 8h30min, com acolhida na gruta, seguida de procissão até a igreja matriz. Em seguida, será realizada a missa, que além de homenagear a padroeira celebrará a Primeira Eucaristia de 40 crianças e também a primeira apresentação do coral da igreja. Ao meio-dia, será servido o almoço, e pela parte da tarde haverá bingo e reunião-dançante. A novena em preparação à festa teve início na quinta-feira, 15, e prossegue até a sexta-feira, 23, contando com a participação das comunidades.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
Banner WSC Imóveis N 10
PUBLICIDADE
Bellenzier N 13
PUBLICIDADE
Dedetização Daniel  - Banner Nº 13 - Interno