PUBLICIDADE
Unopar nº 9

Agricultura familiar

Região recebe visita da subsecretária de reordenamento agrário, Raquel Porto Santori

Publicado em 07/11/2018, última alteração em: 10/11/2018 14:13.

Por:



Serrano Nº11

Um momento especial para o grupo de docentes do curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW foi registrado na terça-feira, 6. Pela primeira vez a subsecretária de reordenamento agrário, que atua na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, em Brasília, Raquel Porto Santori, esteve em Frederico Westphalen.

O principal objetivo era justamente conhecer de perto casos de alunos do curso, que puderam estudar graças a recursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Ela também coordena o programa nacional de crédito fundiário, que neste ano completa duas décadas no país.

– Estamos celebrando esses 20 anos como uma conquista, porque com isso foi possível viabilizar novas formas de acessar crédito para a compra da terra. Esse programa é especial, principalmente, porque tem participação forte da juventude rural – ressalta Raquel.

Lideranças de entidades e ONGs de Estados do Nordeste também acompanharam Raquel, para conhecer essa experiência, para se implantar por lá esse modelo usado na região – de ofertar gratuitamente curso superior para quem acessa o programa, com recursos federais.

– Aqui a agricultura familiar é muito mais consolidada e nos serve de exemplo. Hoje, o Rio Grande do Sul é o Estado que mais contrata crédito fundiário, seguido do Piauí. Em solo gaúcho são 27 mil famílias que contrataram esse recurso, de um total de 143 mil em nível de país – revela.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.