Ensino rural

Extensionistas explanaram sobre produção de alimentos e programas desenvolvidos na região

Publicado em 13/09/2018, última alteração em: 13/09/2018 18:07.

Por: Gracieli Verde



A convite da 20ª Coordenadoria Regional de Educação, a Emater/RS-Ascar participou, na quarta-feira, 12, da aula presencial do curso EAD “A educação ambiental no contexto da educação do campo: diálogos e reflexões”. A atividade foi realizada na sala de multimídias da Escola Cardeal Roncalli, em Frederico Westphalen, e reuniu professores que trabalham em Escolas do Campo em diferentes municípios da região.

A Emater/RS-Ascar foi responsável por ministrar dois painéis aos professores. O engenheiro-agrônomo Luciano Schwerz, de Sarandi, trabalhou sobre o uso e efeitos dos agrotóxicos e educação ambiental. Luciano passou algumas orientações e trouxe dados de pesquisas que apontam a influência e os efeitos que os agrotóxicos têm sobre a saúde e os riscos que esse uso pode causar a longo prazo. Em contrapartida, explicou sobre diferentes sistemas de produção que preconizam o uso reduzido ou nulo de defensivos químicos, como a produção orgânica, que ganha cada vez mais mercado e se apresenta como o futuro da agricultura em muitos países, inclusive no Brasil.

A assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar Dulcenéia Haas Wommer falou sobre o trabalho realizado em toda a região visando a melhoria das propriedades e da qualidade de vida das famílias, com enfoque na Campanha Regional Minha Propriedade, Meu Paraíso. Segundo Dulcenéia, esse trabalho objetiva a valorização das propriedades rurais, buscando elevar a qualidade de vida das famílias envolvidas, proporcionar o bem-estar físico, mental e emocional, além de preservar o meio ambiente. A Campanha já apresentou resultados significativos e, em toda a região, as equipes da Emater/RS-Ascar continuam realizando ações que estimulam a organização e embelezamento das propriedades.

De acordo com a Coordenadoria Regional de Educação, essa ação visa consolidar a parceria das Escolas do Campo com a Emater/RS-Ascar, a fim de fomentar a educação do campo como um espaço interdisciplinar, cuja essência está fundamentada na sustentabilidade, na agricultura familiar, no empreendedorismo, na agroecologia e, fundamentalmente, na geração de renda propriedades familiares.

As informações são da Emater/RS-Ascar

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.